Fifa oficializa VAR na Copa do Mundo da Rússia
   19 de março de 2018   │     0:02  │  0

Inovação vai aparecer na Copa do Mundo

                Inovação vai aparecer na Copa do Mundo (Foto: Divulgação/Fifa)

Após uma reunião realizada em Bogotá, na Colômbia, a Fifa aprovou o uso do sistema VAR (árbitro assistente de vídeo) na Copa do Mundo da Rússia.

A medida já havia sido aprovado pela International Football Association Board (IFAB) no início do mês como uma nova regra oficial para as partidas de futebol. No entanto, a decisão só foi ratificada durante a reunião do Conselho da Fifa.

“Vamos ter a primeira Copa do Mundo com o árbitro de vídeo. É uma decisão histórica e, naturalmente, estamos muito felizes”, declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

“Em 2018, não é possível que todo o mundo possa saber em um minuto que o árbitro cometeu um erro. O VAR ajuda o árbitro e vamos ter um futebol mais transparente e justo. É isso que queremos”, acrescentou. O sistema não será usado para qualquer situação. Ele só poderá ser acionado em quatro ocasiões: situações de gol, marcação de pênaltis, cartões vermelhos e confusão da identidade de jogadores sancionados.

O VAR começou a ser testado em 2016 e esteve presente no último Mundial de Clubes e na Copa das Confederações.Na Copa do Mundo no Brasil, em 2014, tinha sido implementado um detector automático de gols, que permitia confirmar se a bola havia entrado no gol.

A Copa do Mundo da Rússia acontece do dia 14 de junho a 15 de julho.

Blog e Agência ANSA