Ex-dirigente da federação peruana garante volta aos treinos de Guerrero nesta segunda
   4 de março de 2018   │     0:04  │  0

   Paolo Guerrero já está liberado para voltar a treinar com os companheiros do Peru e do Flamengo (Foto: Mariana Bazo/Reuters)

Paolo Guerrero já está liberado para voltar a treinar com os companheiros do Peru e do Flamengo (Foto: Mariana Bazo/Reuters)

O período de suspensão de Paolo Guerrero está chegando ao fim. A partir desta segunda, 5 de março, o centroavante poderá voltar a treinar com os companheiros do Flamengo ou da seleção peruana, mas ainda não está liberado para disputar partidas oficiais e nem amistosos.

Segundo José Luis Noriega, advogado e ex-presidente da Comissão de Justiça da Federação Peruana de Futebol, a Fifa permite a volta aos treinos com outros jogadores 60 dias antes do fim da punição. A informação foi publicada pelo jornal peruano “Diario Correo” e confirmada pelo GloboEsporte.com.

A liberação se dá pelo artigo 29, parágrafo 2 do Código Antidopagem da Fifa. Nele, diz que os últimos dois meses ou o quarto final da pena. Veja o que diz a Fifa:

“Um jogador poderá regressar ao treinamento com uma equipe ou ao uso das instalações de um clube ou outra organização membro da associação membro da FIFA durante: (1) os últimos dois meses do período de suspensão do jogador, ou (2) o último quarto do período de suspensão imposto, se este for inferior a dois meses”

O Flamengo ainda não confirma se o jogador voltará a usar as instalações do clube ou treinar com outros jogadores.

Relembre o caso

Guerrero testou positivo para benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína, em exame antidoping realizado após o jogo entre Peru e Argentina, no dia 5 de outubro. A partida era válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Por causa disso, a Fifa suspendeu o atleta por 30 dias preventivamente.

Originalmente, o peruano foi suspenso por um ano em novembro do ano passado, o que o tiraria da Copa do Mundo. A defesa do jogador entrou com um recurso e conseguiu a redução da pena para seis meses, o que faz com que Guerrero esteja liberado para treinar em clubes e também livre para disputar a Copa do Mundo.

   Último jogo de Guerrero pelo Flamengo foi em 20 de outubro (Foto: André Durão)
 Último jogo de Guerrero pelo Flamengo foi em 20 de outubro (Foto: André Durão)
    

Blog com Globoesporte