A crônica de uma saída anunciada: por que acabou a relação Nenê-Vasco
   31 de janeiro de 2018   │     0:01  │  0

   Nenê em sua última partida pelo Vasco: gol na derrota para a Cabofriense (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)
O atacante Nenê em sua última partida pelo Vasco: gol na derrota para a Cabofriense (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)

O casamento entre Nenê e Vasco terminou de vez na sexta-feira. Mas, como um casal que há tempos não se entendia, o desgaste entre as partes é antigo. Data do início de 2017, quando o meia pediu, pela segunda vez na época, para deixar o clube. Ao todo, foram quatro tentativas de sair – esta última, enfim, atendida, graças ao interesse do São Paulo.

Nenê chegou ao Vasco em agosto de 2015. A empatia foi imediata. Com grandes atuações, liderou uma reação cruz-maltina no Campeonato Brasileiro. O clube, antes lanterna, brigou contra o rebaixamento até a última rodada, mas não evitou a descida.

Valorizado, Nenê foi procurado por diversos clubes no início de 2016. Inclusive pelo rival Flamengo. Optou por continuar, mas a renovação não foi simples. Ele fez um pedido alto para o Vasco, e o presidente Eurico Miranda bancou, para a surpresa do jogador. De vínculo novo, o meia brilhou na conquista do Campeonato Carioca daquele ano, mas, a partir disso, caiu de rendimento.

No último episódio, o desgaste era grande. Nenê pediu para não viajar para enfrentar justamente o São Paulo e ficou afastado à espera de propostas. Nenhuma se concretizou, ele foi reintegrado e teve papel importante na classificação para a Libertadores.

Nenê não era mais unanimidade. Ainda com Milton Mendes no comando, chegou a ser barrado. Com Zé Ricardo, recuperou espaço, mas até a torcida, antes completamente rendida a seu futebol, passou a questioná-lo. Com lampejos de brilhantismo, o meia decidiu jogos, mas o desempenho nos 90 minutos não era de todo satisfatório.

Com a decisão de Nenê sair definitivamente, restou acertar as arestas financeiras. Uma reunião do jogador com Fred Lopes e Paulo Pelaipe encaminhou a saída. A dívida de R$ 1,5 milhão do clube com o jogador será abatida: o Vasco pagar R$ 800 mil, pois tinha pendências com o São Paulo pelas negociações de Brenno e Wellington – esse valor será parcelado em 30 vezes; Nenê, para se livrar do problema, abriu mão do restante que teria direito. Vida que segue.

Blog e Globoesporte