Copa mexe com calendário e sujeita times a maratona
   26 de janeiro de 2018   │     0:03  │  0

Devido à disputa da Copa do Mundo da Rússia, entre 14 de junho e 15 de julho, os jogadores dos clubes brasileiros terão de enfrentar uma maratona mais desgastante de partidas do que em outros anos, principalmente no primeiro semestre de 2018.

O Campeonato Paulista, por exemplo, terá 81 dias de duração. No ano passado, com o mesmo número de jogos, foram 93 dias de torneio.

Entre os quatro grandes clubes do Estado, o São Paulo é o que terá a sequência mais desgastante neste início de ano. Até o dia 7 de fevereiro, o time fará sete partidas em 21 dias -média de um duelo a cada 72 horas-, entre elas um clássico e um jogo decisivo pela Copa do Brasil.

Se avançar em todas as competições, o time fará 40 jogos até 13 de junho, véspera da abertura do Mundial, o que corresponderia a um confronto a cada 3,6 dias.

Seriam 18 jogos pelo Paulista (caso seja finalista), dois pela Copa Sul-Americana, oito na Copa do Brasil (se passar pelas oitavas de final) e 12 pelo Campeonato Brasileiro.

Atual campeão paulista, o Corinthians poderá disputar até 38 jogos se chegar à final do Paulista neste primeiro semestre. Serão seis partidas a mais se comparado com o mesmo período do ano passado. E a diferença só não será maior porque o clube disputará agora a Libertadores.

Neste primeiro semestre, o time pode fazer até 18 jogos pelo Paulista (caso seja finalista), seis pela Libertadores, dois pela Copa do Brasil e 12 pelo Brasileiro. Em 2017, foram 18 pelo Estadual, seis pela Copa do Brasil, dois pela Sul-Americana e seis pelo Brasileiro.

“Este será um ano em que usaremos muito o grupo, mais do que nos outros. Teremos jogos em que a gente vai tirar todo mundo. Se quisermos colocar o time titular em todos os jogos, vai chegar março e abril e o time não vai aguentar mais”, disse o técnico Fabio Carille.

Santos e Palmeiras vivem situações semelhantes e também podem entrar em campo 38 vezes até a parada da Copa do Mundo. No ano passado, a equipe alviverde fez 30 jogos (foi eliminada na semifinal do Paulista), enquanto o time alvinegro jogou 28 vezes (foi desclassificado nas quartas do Estadual).

Blog com FOLHA DE SÃO PAULO