Santos pede, e FPF estuda gravar diálogo entre árbitros no Paulistão
   7 de dezembro de 2017   │     0:02  │  0

Presidente do Santos quer ter acesso ao que os árbitros conversam durante as partidas (Pedro Ernesto)

Presidente do Santos quer ter acesso ao que os árbitros conversam durante as partidas (Foto: Lance)

 

Modesto Roma Júnior disputa a reeleição no sábado e ainda não está confirmado como presidente do Santos no próximo Campeonato Paulista, mas já fez um pedido que pode influenciar a postura dos árbitros no torneio. O dirigente solicitou à Federação Paulista de Futebol (FPF) que os clubes tenham acesso aos diálogos entre o quadro de arbitragem durante os jogos.

O pedido foi feito durante um Congresso Técnico para a competição e o diretor de arbitragem da FPF, Dionísio Roberto Domingues, procura formas de viabilizar o desejo de Modesto, já que, atualmente, as conversas nem são gravadas. Mas o presidente do Santos já fala do caso como uma certeza.

– No Campeonato Paulista, tomamos uma medida, com a ajuda da Federação, de que aquele ‘radinho’ dos árbitros será gravado e os presidentes dos clubes poderão ouvir depois. Isso já é importante. Um dia, teremos total transparência na arbitragem – disse Modesto Roma, nessa terça-feria, em sua participação no Congresso Brasileiro de Direito Desportivo, realizado pela FPF na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na Universidade de São Paulo.

A FPF tenta descobrir se há equipamentos à disposição no mercado para que esse diálogo seja gravado. Mas os dirigentes da Federação ainda discutem qual seria a utilidade da proposta e como seria usado esse áudio, se serviria apenas como uma curiosidade ou se poderia gerar alguma punição aos árbitros. O caso, por enquanto, é tratado como apenas uma possibilidade a ser avaliada até o começo do Paulistão.

Mas há pressão para que a ideia seja confirmada. Quando Modesto fez a sugestão, outros seis clubes mostraram apoio. O pedido é para que somente os presidentes das equipes tenham acesso às gravações, fazendo a solicitação sempre que precisarem.

Modesto é conhecido por reclamar da arbitragem e até já foi punido por suas declarações. Em 2016, cumpriu suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por sugerir que o árbitro Rodrigo Raposo esteve mal-intencionado na derrota por 2 a 1 para o Inter. Neste ano, pegou gancho por acusar o repórter da TV Globo, Eric faria, de interferir em decisão da arbitragem na vitória por 4 a 2 sobre o Flamengo que eliminou o Peixe da Copa do Brasil.

Modesto Roma Júnior assumiu a presidência do Santos em 2015 e tenta se reeleger para o mandato que vai de 2018 a 2020. Disputa a eleição contra Andres Rueda, José Carlos Peres e Nabil Khaznadar.

Blog com Terra Esportes