Caso Guerrero: Fifa estende suspensão por 10 dias
   4 de dezembro de 2017   │     15:52  │  0

A suspensão provisória de Paolo Guerrero por conta do caso de doping terminou nesta segunda-feira, mas foi estendida pela Fifa por mais 10 dias, conforme apurou o GloboEsporte.com. Assim, a entidade terá um pouco mais de tempo para analisar as provas apresentadas pelo jogador e seus advogados no julgamento realizado na última quinta, em Zurique, Suíça. A defesa do peruano acredita que o resultado sairá até o fim desta semana, antes do fim do novo período provisório.

Bichara Neto, advogado de Guerrero, já havia dito à reportagem na semana passada que esperava essa extensão, o que de fato acabou acontecendo. Com isso, foi zerada a esperança de contar com o atacante no primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, às 21h45 (de Brasília) desta quarta, contra o Independiente, na Argentina. Para a partida da volta, na quarta da semana que vem, no Maracanã, ainda há possibilidade de tê-lo em campo.

O julgamento do camisa 9 do Flamengo e da seleção peruana durou quatro horas, e ele deixou a sede da Fifa confiante de que será absolvido, o que é o objetivo de sua defesa.

– A Fifa analisou o conjunto das provas e se convenceu de que o resultado positivo não é compatível com consumo de cocaína. Estamos pedindo absolvição e alegando que ele não contribuiu de nenhuma forma para esse resultado positivo – explicou Bichara, na última quinta.

Segundo Guerrero, algumas das provas apresentadas foram o exame de cabelo e também o fato de a quantidade de substância proibida (benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína) ser muito baixa. Ele prestou depoimento, bem como testemunhas levadas por seus advogados.

A Fifa por enquanto não divulga qualquer informação sobre o conteúdo do julgamento. A pena máxima para esses casos é a suspensão de quatro anos, o que dificilmente acontecerá com Guerrero. A questão é se ele será mesmo suspenso – e por quanto tempo – ou se será absolvido.

O atacante testou positivo para a substância benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína, em exame antidoping realizado após a partida entre Peru e Argentina no dia 5 de outubro, pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Ele recebeu suspensão provisória de 30 dias a partir de 3 de novembro, quando o caso foi divulgado.

A benzoilecgonina encontrada na urina de Guerrero é proveniente da folha de coca utilizada para chá consumido em diversos países da América do Sul, entre eles o Peru. Os advogados apontam contaminação em um outro tipo de chá ingerido pelo jogador.

Blog com Globoesporte