Fortaleza e CSA disputam título inédito; Rodada boa para o CRB
   8 de outubro de 2017   │     0:05  │  0

A taça de campeão do Campeonato Brasileiro da Série C ficará no Nordeste. Em busca de seus primeiros títulos nacionais, CSA e Fortaleza disputarão a grande decisão da terceira divisão nacional, após eliminarem São Bento e Sampaio Corrêa, respectivamente, na noite passada. Os quatro já garantiram acesso à Série B de 2018.

Por ter melhor campanha na somatória das fases anteriores, o time alagoano tem a vantagem de fazer o segundo jogo da final em casa. A CBF ainda não confirmou datas e horários, mas a tendência é que as finais aconteçam nos próximos dois finais de semanas. O primeiro jogo será na Arena Castelão, em Fortaleza, e o segundo no Estádio Rei Pelé, em Maceió.

VAGA DRAMÁTICA
A classificação do CSA foi mais dramática por ter sido definida apenas nos pênaltis. Após vencer em Sorocaba, por 1 a 0, o Azulão acabou derrotado pelos paulistas, por 1 a 0, no Rei Pelé, em Maceió. O meia Everaldo marcou, de pênalti, o único gol da partida no tempo normal.

Nas cobranças dos pênaltis, os heróis do Bentão viraram vilões. O meia Branquinho, que entrou bem e mudou o jogo, e o autor do gol Everaldo desperdiçaram suas cobranças. O primeiro chutou para fora e o segundo nas mãos do goleiro Pedro Mota. Dahwan também perdeu penalidade para o CSA – defendido pelo goleiro Rodrigo Viana -, acabou aliviado pela eficiência dos companheiros.

Maior campeão alagoano com 37 taças, sendo a última apenas em 2008 – sete a mais que o rival CRB -, o CSA buscará seu primeiro título em âmbito nacional. Até o momento, o clube possui três vices da Série B (1980, 1982 e 1983) e um da Série D, no ano passado quando foi derrotado pelo Volta Redonda-RJ na final. Em 1999, os alagoanos fizeram história ao chegar na final da Copa Conmebol, precursora da atual Sul-Americana. No fim perderam para o Talleres-ARG.

TRICOLOR DE AÇO
A primeira semifinal não foi tão dramática, mas também não contou com um passeio do Fortaleza. Após vencer o Sampaio Corrêa por 1 a 0, em casa, o Tricolor chegou a abriu 1 a 0 no estádio Castelão, em São Luís, com gol de Bruno Melo.

O time maranhense chegou a virar com Marlon e Maracás e, com um 3 a 1, avançaria. No final, Bruno Melo fez de pênalti e o placar de 2 a 2 garantiu vaga aos cearenses.

Assim como o rival da final CSA, o Fortaleza também não possui um título de nível nacional. Segundo maior campeão cearense com 41 taças – o Ceará é o maior com 44 -, o Leão do Pici já foi vice da primeira divisão em 1960 e 1968, quando o torneio se chamava Taça Brasil ainda. Além disso, foi vice da Série B em 2002 e 2004.

 O time do CSA se acomodou com vantagem e quase pagou caro no Rei Pelé (Foto: AILTON CRUZ)

CRB VENCEU COM RODADA DE RESULTADOS BONS PARA O SEU DESEMPENHO

Náutico e ABC podem dizer adeus à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Se já era difícil uma sobrevida, a permanência ficou praticamente impossível ao serem derrotados neste fim de semana por adversários direto na briga contra o rebaixamento na28ª rodada.

Há 11 jogos sem vencer, o ABC foi sufocado pelo CRB e acabou derrotado pelo placar de 1 a 0, no Rei Pelé. O resultado deixou o time potiguar na lanterna, com míseros 18 pontos, com chances remotas de escapar.

A situação do Náutico é semelhante. O Timbu teve uma reação no segundo turno, mas não consegue engatar uma sequência e agora se complicou de vez ao perder para o Goiás por 2 a 0, no Serra Dourada. A equipe pernambucana tem 23 pontos.

Já Goiás e CRB comemoram muito, pois enfim se afastaram do descenso. O Galo foi para a 13ª colocação, com 35 pontos, um a mais do que o Goiás. Ameaçado, o Guarani aparece na 15ª colocação, com 34.

O Paysandu virou nos minutos finais para cima do Boa Esporte em pleno Estádio do Melão por 2 a 1, subindo assim para a 12ª posição, com 36. O time mineiro soma 37.

 

Blog com Futebol Interior