Bola dividida: entenda a batalha das TVs pelo Brasileirão
   18 de setembro de 2017   │     0:02  │  0

Brasileirão na TV fechada vai ainda dar muita confusão.Brasileirão na TV fechada vai ainda dar muita confusão.

As transmissões por televisão dos jogos do Brasileirão da Série A terão importante mudança daqui a dois anos (leia mais aqui para entender). A partir de 2019, o SporTV vai ter concorrência na exibição de partidas na TV fechada, com a entrada do Esporte Interativo no mercado.

Com base no Brasileirão deste ano, o SporTV tem sob contrato hoje 14 clubes da Série A e o Esporte Interativo, apenas seis. Mas acredita que terá entre nove e dez na elite em 2019 (hoje na Série B, o Internacional tem acordo com a emissora), o que vai lhe possibilitar transmitir, em média, dois jogos por rodada, dentro da meta da empresa.

Pela legislação, um canal só poderá exibir uma partida se tiver contrato com os dois clubes envolvidos nela. É o que diz o artigo 42 da Lei Pelé. Em dez jogos da rodada inicial, caso o rateio valesse desde já, quatro não poderiam ter transmissão de canais fechados, pois um clube acertou com uma emissora a partir de 2019 e outro seguiu caminho oposto.

A restrição só vale para a TV por assinatura. Assim, o telespectador terá sempre a opção do pay-per-view e, conforme a situação, a TV aberta – nessa plataforma, a Globo tem uma quantidade de jogos que pode exibir até para a cidade onde ocorrem.

Pega-se como exemplo a primeira rodada do Brasileirão 2017 para simular o impacto dessa divisão na compra de direitos de transmissão na telinha (canal fechado, é bom reforçar).

O SporTV teria o direito de passar cinco duelos da primeira rodada deste ano (tem acerto com as 10 agremiações envolvidas nas cinco partidas) e o Esporte Interativo, um.

Blog com Gazeta do Povo