Seleção argentina está mal porque virou ‘grupo de amigos’, diz Kempes
   15 de setembro de 2017   │     0:04  │  0

Mario Kempes atualmente trabalha como comentarista esportivo da ESPN
Mario Kempes atualmente trabalha como comentarista esportivo da ESPN (Foto: Divulgação)

A situação delicada da Argentina nas eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018, não surpreende um dos maiores jogadores da história do país.

Campeão mundial e artilheiro da Copa de 1978, Mario Kempes, 63, vê a quinta posição no qualificatório para 2018 –posição que lhe daria apenas vaga na repescagem mundial– como resultado de um time que virou um “grupo de amigos” e não uma das equipes mais respeitadas do futebol internacional.

“Os jogadores estão há tanto tempo que faz com que essa seleção seja um grupo de amigos e não a equipe nacional. É um grande grupo de amigos, e isso não é bom. Assim não se consegue nada”, disse à Folha o ex-atacante, atualmente comentarista dos canais ESPN, na sede da empresa antes do duelo contra os uruguaios.

“É preciso sangue novo e novos jogadores, não importando que seja o melhor. Espero que [o atual técnico, Jorge] Sampaoli acerte isso e mostre que para estar na seleção é preciso mostrar sempre.”

Na quinta-feira (31), a Argentina empatou em 0 a 0 com o Uruguai, em Montevidéu, e foi a 23 pontos nas eliminatórias, 13 a menos do que o líder Brasil.

Colômbia, Uruguai e Chile, pela ordem, estão à frente dos bicampeões mundiais (1978 e 1986).

Kempes exime Sampaoli de culpa e diz que seu trabalho ainda vai demorar um tempo para se ajustar. Ele, porém, não poupou críticas aos antecessores.

Afirmou que, com Edgardo Bauza, a Argentina viveu um período aflitivo, no qual a única tática era entregar a bola a Messi. “Era passar para ele e esperar que produzisse alguma coisa.”

Apesar da desconfiança, Kempes afirma que espera uma classificação da equipe para o Mundial da Rússia.

Blog com FOLHA DE SÃO PAULO