Flamengo e Palmeiras detêm mais de 1/3 da geração de caixa dos clubes brasileiros
   25 de junho de 2017   │     0:03  │  0

Flamengo e Palmeiras estão realmente se distanciando cada vez mais de seus concorrentes quando o assunto são as finanças. O Itaú BBA apresentou a análise econômico-financeira dos clubes brasileiros, e a dupla que mais anda contratando nos últimos tempos está em alta. Mais de 1/3 da geração de caixa total dos clubes brasileiros em 2016 pertence à dupla, fato que explica a força de ambos na briga por atletas no mercado e em outros investimentos.

Vale lembrar que algumas das fontes de receita dos clubes foram excluídas na realização do balanço pelo fato de nem sempre constarem na lista de faturamento anual, como venda de atletas e luvas de TV. Buscando uma análise mais coesa, os especialistas se pautaram em fontes de receita que entram no caixa dos clubes de forma mais regular: direitos de transmissão, publicidade e bilheteria.

Mas nem só de lucro vivem os clubes. Aproveitando a grande arrecadação recente, Palmeiras e Flamengo também têm tido grandes gastos nos últimos anos. O atual campeão brasileiro se tornou o segundo clube brasileiro que mais investe em categorias de base, atrás apenas do São Paulo, líder no segmento. Já o Flamengo, focado em sanar suas dívidas e refazer seu nome no mercado, dedica parte de suas receitas para fechar o ano no positivo.

Blog com Terra Esportes