Cadastro e revista total: Rússia reforça segurança contra hooligans e terror
   19 de junho de 2017   │     0:04  │  0

No dia 3 de abril, um atentado no metrô de São Petersburgo deixou 16 mortos e 23 feridos. A notícia abalou o mundo e gerou preocupação para um torneio que está sendo realizado: a Copa das Confederações, evento-teste para a Copa do Mundo de 2018.

De lá para cá, mesmo com o início do torneio, o policiamento foi reforçado na Rússia e há um forte esquema de segurança montado para a competição. Duas medidas são sentidas por quem chegou ao país alguns dias antes do início do campeonato: torcedores têm que fazer um cadastro para poder entrar nos estádios – mesmo com ingressos -, e jornalistas passam por uma revista completa no acesso às arenas, incluindo ter que ligar os equipamentos para provar que funcionam. Segundo autoridades, o país está preparado para evitar novos ataques.

Antes mesmo do atentado no metrô, a segurança na Copa das Confederações e Copa do Mundo já era uma preocupação do governo. Principalmente após as brigas entre torcedores de Rússia e França durante a última Eurocopa, em Marselha, no ano passado.

Este foi um dos motivos para o presidente Vladimir Putin aprovar leis mais duras contra a violência no esporte. Recentemente, o país anunciou uma lista negra de 191 pessoas – incluindo 54 que participaram de invasão de campo na final da Copa da Rússia de 2014, em Sochi – que não poderão ir aos estádios durante o evento-teste da Fifa.

Blog com Globoesporte