Na Austrália para amistosos, Tite completa um ano à frente do comando do Brasil
   6 de junho de 2017   │     0:03  │  0

Resultado de imagem para Tite, do Brasil

O técnico Tite completa 1 ano de sucesso comandando o Brasil (Foto: Divulgação)

 

A seleção brasileira treinou ontem pela primeira vez em Melbourne, na Austrália, onde nesta sexta-feira enfrentará a Argentina e, quatro dias depois, os donos da casa. Os amistosos marcarão o aniversário dos primeiros 12 meses de Tite à frente do time nacional. Sob a batuta do treinador, a equipe registrou nove vitórias consecutivas, recuperou a liderança do ranking mundial da Fifa e se classificou antecipadamente para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Tite foi anunciado oficialmente como técnico da seleção em 20 de junho do ano passado, seis dias após Dunga ser demitido devido à péssima campanha na Copa América Centenário, nos Estados Unidos – o Brasil acabou eliminado na primeira fase -, e à situação preocupante nas Eliminatórias.

À época, a seleção brasileira ocupava a sexta colocação e estava fora da zona de classificação para o Mundial da Rússia.Em campo, na parte que lhe pertencia, Tite tinha de passar pelo Equador na altitude de Quito e depois Colômbia, na Arena Amazônia, em Manaus, como primeiros desafios. As duas equipes estavam à frente do Brasil na tabela de classificação. A estreia com 3 a 0 sobre os equatorianos serviu de alento,e a vitória na sequência por 2 a 1 sobre os colombianos deixou a impressão de que a seleção começava a voltar aos trilhos.

A partir daí, o Brasil recuperou o apoio da torcida, voltou a se impor em campo e emendou uma sequência inédita de vitórias. Foram oito seguidas nas Eliminatórias, além do 1 a 0 sobre a Colômbia, em janeiro, em amistoso beneficente – na partida, realizada no estádio do Engenhão, no Rio, apenas atletas que atuavam no País foram chamados.

Os dois amistosos deste mês serão os primeiros que permitirão a Tite fazer os testes que sempre desejou. Sem Neymar, poupado, ele poderá avaliar como o Brasil se sai quando não puder contar com a sua principal estrela. O técnico também terá a chance de testar jogadores em outras posições. Reservadamente, o treinador já manifestou o interesse em colocar o meia Philippe Coutinho, do Liverpool, um pouco mais recuado.

Os jogos na Austrália também serão uma chance de jogadores que andavam esquecidos demonstrarem que ainda têm condições de disputar a próxima Copa do Mundo. O melhor exemplo é o zagueiro David Luiz, do Chelsea, convocado por Tite pela primeira vez e considerado pelo treinador como um atleta “versátil”.

 

ESTADÃO Conteúdo