Copa América de 2019 usará arenas do Mundial e será concentrada no Sudeste
   11 de abril de 2017   │     0:02  │  0

A Copa América de 2019, a ser organizada pelo Brasil, começa a tomar forma. A organização do torneio já decidiu que as partidas serão realizadas nos estádios que abrigaram a Copa do Mundo de 2014. E que as sedes serão concentradas na região Sudeste, para limitar o tempo de deslocamento entre as cidades. O plano da CBF é que nenhuma viagem dure mais de uma hora e meia de voo.

O número de cidades-sede vai depender da quantidade de participantes. Essa decisão será tomada no fim de abril, em reunião do Conselho Conmebol em Santiago, no Chile. Existem três propostas sobre a mesa:

  • 10 participantes, os dez países que formam a Conmebol;
  • 12 participantes, com dois convidados da Concacaf (provavelmente México e EUA);
  • 16 participantes, com seis convidados de outras confederações.

O mais provável é que a segunda opção prevaleça. Caso seja aprovado o formato com 16 participantes, a Conmebol planeja convidar seleções europeias e asiáticas. Será a última edição da Copa América disputada em anos ímpares. A partir de 2020, o torneio será organizado sempre paralelamente à Eurocopa.

Ao escolher os estádios usados no Mundial de 2014, a organização da Copa América de 2019 rasga promessas feitas pelo ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira (1989-2012), de levar a competição para cidades que ficaram sem Copa do Mundo.

Blog com GloboEsporte