Em referendo, suíços rejeitam sediar Jogos Olímpicos
   15 de fevereiro de 2017   │     0:03  │  1

O cantão de Grisões, no leste da Suíça, rejeitou no último domingo (12) a concessão de um crédito de 25 milhões de francos (R$ 85 milhões) para a candidatura da região para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.

O projeto era apoiado pelo governo, por partidos conservadores e de centro e pelos grandes grupos econômicos, mas enfrentou oposição de socialistas, verdes e organizações ambientais. O “não” às Olimpíadas foi dado por meio de um referendo, quando os cidadãos de Grisões rejeitaram o crédito por 60,09% dos votos.

Dos 25 milhões de francos, 9 milhões seriam dados pelo cantão, oito milhões, pelo governo nacional, e outros oito, pelo Comitê Olímpico da Suíça. A medida foi rejeitada até mesmo em cidades conhecidas pela vocação para esportes de inverno, como Davos (52,90%) e St. Moritz (56,10%), que sediou o evento em 1928 e 1948.

Em março de 2013, outro referendo já havia bloqueado a candidatura de Grisões aos Jogos de 2022, que serão realizados em Pequim, na China. Os adversários da proposta alegam que os gastos com as Olimpíadas causariam riscos financeiros para a região.

Com a saída de cena de Grisões, a Suíça ainda pode ter uma candidatura da cidade de Sion, que fica no cantão de Valais, no sul do país.

Blog com Agência ANSA

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Carlos André Norberto Rocha Lima

    País rico, políticos agindo corretamente! Em nosso caso, país pobre, políticos irresponsáveis! Quero esclarecer, para não haver um mal entendimento, que somos pobres sim! A população não vive, sobrevive! Rica é a elite, que representa “um por cento da população”! Povo pobre é país pobre! Pois, o POVO, em uma aula de TEORIA GERAL DO ESTADO (introdução básica no entendimento de ESTADO), é parte fundamental! Sem o POVO, não existe o Estado (no caso em tela, leia-se PAÍS)! Portanto, em minha opinião, SOMOS UM PAÍS POBRE!

Comments are closed.