Estaduais de 2017 começam com regulamentos bizarros; Confira o regulamento de Alagoas
   27 de dezembro de 2016   │     0:05  │  0

O ano de 2016 está acabando e os fanáticos por futebol já começam a sentir falta da rotina de jogos. Apesar de muito contestados, são os campeonatos estaduais que farão o torcedor matar a saudade da bola em 2017. Por isso, o Blog do Arivaldo Maia destaca matéria exclusiva do Portal da Band, listando os dez regulamentos bizarros que vão rolar pelos gramados brasileiros.

A fama dos estaduais é justamente pelo fato de serem campeonatos com finais, mata matas, que os torcedores costumam gostar muito, e também pelo fato de terem muitos clássicos. Mas a tradicional forma de um campeonato de turno único, com os quatro melhores se classificando para as semifinais já ficou para trás em muitos estados.

Espalhados pelo Brasil, alguns estaduais parecem ter se esforçado muito no quesito criatividade em seu regulamento, isso sem contar aqueles que nem tem seu sistema ainda definido, como o amazonense, que tem início previsto para março. Outros começam bem cedo, como o paraibano, que tem sua primeira rodada marcada para o dia 8 de janeiro.

Tem campeonato com apenas dois estádios aptos para receberem jogos, outro com semifinais e finais em três jogos ou então aquele em quem não se classifica para a segunda fase será rebaixado. Confira agora os regulamentos:

1º Rio de Janeiro – Seis equipes, as quatro piores colocadas em 2016 e as duas que subiram da segunda divisão, jogam a fase preliminar. Os dois melhores avançam para a fase seguinte, quando se juntam ao restante dos times. Os 12 clubes se dividem em dois grupos e disputam então dois turnos: Taça Guanabara e Taça Rio. No primeiro enfrentam os times da sua chave, e no segundo os do outro. Semifinais e final são em jogo único e os campeões se garantem na semifinal geral, junto com os dois outro de melhor campanha geral. Semifinal será em jogo único e final com ida e volta.

2º Goiás – Dez clubes divididos em dois grupos de cinco. São três turnos. Nos dois primeiros as equipes enfrentam os rivais do outro grupo. No terceiro jogam contra as equipes de seu próprio grupo. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as semifinais junto com os outros dois de melhor campanha, independente do grupo. Os dois piores, independente do grupo, são rebaixados.

3º Pernambuco – Primeira fase com nove equipes divididas em três grupos de três. Jogam contra os rivais dos outros grupos. Os líderes de cada chave avançam para um hexagonal que contará também com os três grandes da capital: Santa Cruz, Náutico e Sport. Os outros dois de cada grupo vão disputar o hexagonal do rebaixamento. Com ida e volta, os quatro melhores se classificam para as semifinais e depois final.

4º Ceará – Dez clubes participantes. Se enfrentam em jogos só de ida. Os oito primeiros se classificam para as quartas de final. O primeiro enfrenta o 8º, o 2º contra 7º e assim por diante, em partidas de ida e volta. Os dois últimos são rebaixados. A partir da semifinal a disputa é em três jogos, precisando o time somar ao menos 5 pontos. Duas vitórias elimina o terceiro jogo.

5º Acre – Campeonato em turno e returno. Oito equipes. O sétimo e oitavo colocados não disputam o 2º turno, sendo que o lanterna é rebaixado. Campeão do primeiro tuno vai para final contra o vencedor do segundo. Se for o mesmo será campeão direto. Rodadas duplas em apenas dois estádios: Arena da Floresta e Florestão, ambos em Rio Branco. Três times do interior.

6º Alagoas – Dois grupos de cinco equipes. Nessa fase, os times enfrentam os adversários do outro grupo em jogos de ida e volta. Classificam três de cada grupo para um hexagonal com partidas apenas de ida. Os quatro melhores vão para as semifinais em partida de ida e volta, o 1º contra o 4º e o 2º contra o 3º. Os dois últimos de cada grupo disputam um quadrangular de ida e volta, e os dois últimos são rebaixados.

7º Pará – Dois grupos de cinco equipes. Clubes jogam ida e volta contra rivais da outra chave. Os dois melhores se classificam para a semifinal, que será disputada entre os times do mesmo grupo.

8º Amapá – Campeonato com início em junho. Nove times profissionais no estado e expectativa que todos participem. Em 2016, a disputa teve apenas cinco clubes. Apenas o estádio Zerão é apto para receber jogos profissionais. Sem sistema definido ainda.

9º Sergipe – Dez equipes jogam entre si em turno único. Os seis melhores disputam um hexagonal de ida e volta, e os dois primeiros colocados fazem a final. Os quatro últimos da primeira fase fazem o quadrangular que definirá os dois rebaixados.

10º Maranhão – Dois grupos de quatro equipes cada. São dois turnos. No primeiro, os jogos são entre clubes do mesmo grupo. Ida e volta. Os dois melhores de cada grupo vão para semifinal, disputada em jogo único. A final de cada turno é ida e volta. No segundo turno a disputa é parecida, mas com os clubes jogando contra equipes do outro grupo. Os vencedores de cada turno se enfrentam na final. Se for a mesma equipe ela será a campeã.

Blog com matéria do Band Esportes