Ainda sem divulgar ranking e critérios, Conmebol faz sorteio da Libertadores
   21 de dezembro de 2016   │     10:36  │  0

 Resultado de imagem para Sede da conmebol

Sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai (Foto: Divulgação)

Os oito representantes brasileiros na Taça Libertadores de 2017 conhecerão na noite desta quarta-feira seus primeiros adversários na competição. Entretanto, ainda não é possível prever os possíveis rivais. Ao menos oficialmente. A horas do sorteio dos confrontos das fases prévias e da divisão dos grupos do torneio, a Conmebol ainda não divulgou o ranking que serve de referência para a elaboração dos potes, nem comunicou o protocolo da cerimônia. A entidade, no entanto, anunciou que o evento terá a entrega da Taça de Campeão da Copa Sul-Americana para a Chapecoense, além de homenagens à seleção argentina de 1986 e ao presidente paraguaio e ex-dirigente esportivo, Horacio Cartes. O sorteio ocorrerá na sede da Conmebol, em Assunção, às 21h (de Brasília).

A 58ª edição da Libertadores terá o maior número de participantes da história. Serão 47 clubes, e pela primeira vez a competição terá duas fases prévias. A Conmebol havia prometido divulgar seu ranking atualizado na última terça-feira, mas o Comitê Executivo da entidade ainda se reunirão na tarde desta quarta para as últimas definições. Na pauta do encontro estão também possíveis alterações no regulamento da Libertadores. Os clubes brasileiros, por exemplo, reivindicam melhores condições nos estádios da América do Sul e querem que novas regras sejam previstas. A premiação aos participantes também ainda não foi definida.

Embora o ranking ainda não tenha sido divulgado, é possível ter uma noção de como será a divisão dos potes no sorteio. Dentre os oito brasileiros, três devem ser cabeças de chave: Atlético-MG, Grêmio e Santos. O Palmeiras deve aparecer no pote 2, o Flamengo entraria no pote 3, e a Chapecoense deve estar no pote 4. Na fase prévia, Botafogo e Atlético-PR podem ter os campeões Colo-Colo e Olimpia pela frente. Equipes do mesmo país só ficarão na mesma chave caso uma delas tenha se classificado da fase prévia. Ou seja, Botafogo e Atlético-PR podem cair em grupos onde estejam um dos demais brasileiros.

Blog com GloboEspporte