Brasil lidera com folga ranking com jogadores em clubes europeus
   29 de novembro de 2016   │     0:04  │  0

Tabela CIES nacionalidades ligas Europa (Foto: Reprodução / Site Oficial)

Tabela CIES nacionalidades ligas Europa (Foto: Reprodução / Site Oficial)

O Centro Internacional de Estudos dos Esportes (CIES) divulgou nesta segunda-feira os números dos países com mais representantes na Europa. O Brasil lidera o ranking com folga: são 469 jogadores atuando em todas as 31 ligas do continente até outubro.

Só o Benfica tem seis: Julio César, Ederson, Luisão, Jardel, Danilo Barbosa e Jonas. No Ludogorets, que também disputa a Liga dos Campeões, são oito, assim como no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia – que iria a nove com o naturalizado croata Eduardo da Silva.

Entre apenas as cinco principais ligas (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália), o país está em segundo, colocado na França (116 a 114). A Espanha completa o pódio, com 66 atletas – e 201 no total. Fora da Europa, a Argentina é a quinta, com 97 nas cinco ligas e 168 no geral, e a Nigéria é a 10ª, com 109 e 118, respectivamente.

Em agosto, a CBF divulgou um relatório da Diretoria de Registro de Transferência, com dados das saídas de jogadores brasileiros para o exterior. Foram 770 até o mês de julho.