CBF anuncia que Brasil terá mais vagas na Libertadores e mudanças na Sul-Americana
   3 de outubro de 2016   │     12:31  │  0

O Campeonato Brasileiro deste ano classificará seis times para a disputa da Taça Libertadores em 2017. A abertura de mais duas vagas para o país foi definida em reunião da Conmebol em Bogotá (Colômbia) e o Brasil passa a ter sete representantes na competição continental: um deles será o campeão da Copa do Brasil e os demais sairão do G-6 da Série A.

O Brasil não foi o único beneficiado com a mudança. Chile, Colômbia e Argentina também ganharam vagas na Libertadores (esses três países só ganharam uma vaga cada), e o campeão da Sul-Americana entrará direto na fase de grupos. Ou seja, serão mais seis equipes classificadas, totalizando 44.

A próxima edição do torneio vai começar já em fevereiro e só termina em novembro – vai passar das atuais 27 semanas para 42 semanas de duração. Outra possível mudança, que levantava a possibilidade de a final passar a ser disputada em jogo único, não foi confirmada.
O novo formato da Libertadores, entretanto, pode inviabilizar a participação dos times mexicanos na competição. Isso por conta das diferenças com o calendário do futebol local.

A Conmebol, no início da semana, já anunciara mudanças radicais a partir da próxima edição da Libertadores. Em reunião semana passada, em Assunção (Paraguai), o Comitê Executivo da entidade decidiu mexer no formato do torneio, tornando-o mais parecido à Liga dos Campeões da Europa: definiu um número maior de clubes e anunciou que o torneio passará a durar o ano quase inteiro (fevereiro a novembro), além de contar com duas fases preliminares, de mata-mata, antes da definição dos grupos.

O diretor de competições da CBF, Manoel Flores, esteve presente no encontro. No entanto, a entidade brasileira ainda não tinha encarado a decisão como oficial e esperava sua aprovação para anunciar as mudanças no calendário nacional, que já havia sido divulgado. Tal mudança vai exigir mudanças e, nesta semana, a CBF vai anunciar seu novo calendário.

Tabela Conmebol (Foto: Reprodução)

Tabela mostra divisão das vagas nas competições continentais da Conmebol (Foto: Reprodução)

A Copa Sul-Americana também terá mudanças, sendo disputada entre junho e dezembro, e receberá equipes eliminadas na Libertadores. As novidades do calendário aprovado pela Conmebol divulgou uma nota oficial que confirma que a segunda competição mais importante do continente também passará a ser mais longa, disputada desde o começo do ano, a partir de 2017 passando a contar com um maior número de participantes, uma vez que ganhará vagas “repescadas”.

Dez dos 16 clubes eliminados na fase de grupos da Libertadores – os oito terceiros colocados e os dois melhores quartos – ganharão um lugar na fase de grupos da Sul-Americana, em um sistema parecido com o que a Uefa põe em prática entre Liga dos Campeões e a Liga Europa.

Texto: Wyderlan Araújo com Globoesporte.com