Héber Roberto Lopes e Fagner são denunciados pelo STJD por entrada em Ederson, do Flamengo
   31 de julho de 2016   │     0:02  │  0

Héber Roberto Lopes (Foto: Agência O Globo)

 

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) intimou o árbitro Héber Roberto Lopes e o lateral Fagner, do Corinthians, para comparecerem ao julgamento sobre o lance que provocou a contusão do meia Ederson, do Flamengo, no duelo entre os dois clubes, no dia 3 de julho, pelo Campeonato Brasileiro.

A entidade já publicou um edital com a citação na noite da última sexta-feira. Fagner foi denunciado no artigo incurso no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê pena de um a seis jogos por ação violenta em caso de punição.

Já o juiz omisso responderá por deixar de observar as regras da modalidade (artigo 259) e por deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida, prova ou equivalente, ou fazê-lo de modo a impossibilitar ou dificultar punição de infratores, deturpar os fatos ocorridos ou fazer constar fato que não tenha presenciado (art. 266).

Pelo artigo 259, a código prevê suspensão de 15 a 120 dias. Já pelo 266, a suspensão em caso de punição é de 30 a 360 dias, acumulada ou não com multa, de R$ 100 a R$ 1 mil. No entanto, ela pode ser substituída por advertência em caso de menor gravidade.

O árbitro ainda é citado em outro artigo, o 184, que diz “Quando o agente mediante mais de uma ação ou omissão, pratica duas ou mais infrações, aplicam-se cumulativamente as penas”. A sessão de instrução e julgamento que será realizada na quarta-feira, dia 3 de agosto de 2016, às 18h, no Plenário do STJD, no Rio de Janeiro.

A entrada criminosa causou polêmica, já que Heber Roberto Lopes não marcou sequer uma falta no lance. O técnico Zé Ricardo acabou expulso por reclamar da ação de Fágner em Ederson, que se lesionou e segue em recuperação no departamento médico do Flamengo.

O jogador rubro-negro teve constatada uma lesão óssea na região do joelho esquerdo, atingida pela forte pancada do rival. O local ficou com um edema. O camisa 10 se queixou de dores mas continuou na partida, sendo substituído apenas no segundo tempo.

Blog com EXTRA