Governo Federal faz mobilização contra caos aéreo na Olimpíada
   11 de julho de 2016   │     0:01  │  0

A Olimpíada mobiliza o setor aéreo para o rigor na segurança e o atendimento dos passageiros. Há procedimentos-padrão contra ações terroristas, os arrastões, os privilégios às emissoras de TV, as condições climáticas adversas e até greves. A preocupação extrema é o Rio ficar sem pousos e decolagens de aeronaves durante os Jogos.

O ataque suicida que resultou na morte de cerca de 40 pessoas no aeroporto de Istambul, na Turquia, recentemente, deixou o Governo Federal ainda mais atento. A informação divulgada pela Avianca de que um terrorista sírio teria como rota de fuga recente o Brasil, somada às ameaças em redes sociais de um integrante do Estado Islâmico, confirmada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), também assusta quem trabalha ou utiliza o serviço aéreo.

“Apesar de todo o esforço e preparação, eventos como o atentado de Istambul geram um alerta. O ministério está se reunindo para reforçar um olhar especial nessas áreas. Temos medidas que serão adotadas e não podem ser divulgadas por questões de segurança. Estamos acompanhando e preparados para prevenir e atuar”, ressalta o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil. o alagoano Maurício Quintella.

Na semana passada, a segunda versão de um manual de operações integradas exclusivo para os funcionários dos aeroportos e companhias aéreas foi lançado, e inclui medidas de condução em bloco do público frente aos arrastões. Um hotsite também foi disponibilizado com orientações aos turistas. Os materiais foram elaborados pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), um fórum consultivo e deliberativo com representantes de nove órgãos do Governo Federal.

A Polícia Federal tem recebido treinamentos da Interpol (o último divulgado foi no começo de junho). Mas os policiais civis brasileiros, que devem apoiar na segurança, reivindicam melhores condições de trabalho. Ao todo, 200 chefes de estado virão ao Rio, segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI). Haverá aproximadamente 800 mil turistas para os Jogos.

Blog com A TARDE