Estados Unidos se preparam para dar adeus a Muhammad Ali
   7 de junho de 2016   │     0:02  │  0

Muhammad Ali (Foto: Divulgação)

O ex-campeão de pesos pesados Muhammad Ali, um dos maiores atletas do século 20, será enterrado na próxima sexta-feira (10) em Louisville, no estado de Kentucky. O ritual de admiração e respeito do povo norte-americano ao atleta será dirigido pelo ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, pelo ator e diretor Billy Crystal e pelo jornalista Bryant Gumbel, um ícone da rede de televisão NBC.

A homenagem a Muhammad Ali prevê uma procissão com o corpo do pugilista pelas ruas de Louisville. Segundo o porta-voz da família, Bob Gunnell, a procissão permitirá que a população da cidade possa dar adeus ao esportista. O cortejo passará pela rua Muhammad Ali, nome dado pela prefeitura do município em homenagem ao esportista que nasceu e cresceu na cidade. Todos os edifícios públicos de Louisville já estão com bandeira a meio mastro.

Muhammad Ali será enterrado em cerimônia familiar privada. Mas haverá, simultaneamente, um serviço interreligioso dedicado ao ex-campeão, na principal arena esportiva de Louisville, a ser transmitido ao vivo para todo o território norte-americano.

O pugilista morreu na noite de sexta-feira (3), em um hospital em Phoenix, Arizona, aos 74 anos. Ele sofria de mal de Parkinson havia décadas, tendo sido internado esta semana por complicações respiratórias, seguidas de infecção generalizada, segundo informou Bob Gunnell.

Personalidades do mundo político, cultural e esportivo continuam publicando homenagens a Muhammad Ali, que se notabilizou por ganhar, em três ocasiões diferentes, o título mundial de pesos pesados, e uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1960.

Mas ele era também famoso por suas atitudes fora do ringue. Após ter se recusado a entrar para o serviço militar, em 1967, Ali perdeu não só sua licença de boxeador como também foi condenado a cinco anos de prisão,. Só foi solto sob fiança. Com sua língua afiada, ele aproveitava as entrevistas – no auge de sua carreira – para protestar contra a Guerra do Vietnã.

Muhammad Ali vivia nas proximidades de Phoenix, no estado de Arizona, com sua quarta mulher, Lonnie, com quem se casou em 1986. Teve nove filhos.

 

Blog e Agência Brasil