Cuca amarga pior início dos últimos técnicos do Palmeiras
   27 de março de 2016   │     0:01  │  0

Situação de Cuca já é complicada no instável time do Palmeiras (Foto: espn.uol.com.br)

O técnico Cuca assumiu o Palmeiras como um caldeirão em ebulição. Desorganizada desde meados do ano passado, quando era comandada por Marcelo Oliveira, a equipe não tem conseguido mostrar poder de reação com o novo treinador, e já chegou à sua terceira derrota consecutiva no duelo contra o Red Bull Brasil.

Ainda que o desempenho dos últimos treinadores da equipe tenham sido, em grande medida, considerados decepcionantes, nenhum deles teve início tão negativo.

Em setembro de 2012, Kleina assumiu o Palmeiras que estava a caminho do rebaixamento, e começou com média de 100% de aproveitamento. Nos três primeiros jogos, três vitórias (contra Figueirense e Ponte Preta, pelo Brasileiro; e Millonarios, na Copa Sul-Americana). Kleina deixou o Palmeiras com 60% de aproveitamento.

Seu sucessor, o argentino Ricardo Gareca, assumiu a equipe em 2014. Nos três primeiros jogos, em julho, foram duas derrotas (Santos e Cruzeiro, pelo Brasileiro) e uma vitória (sobre o Avaí, pela Copa do Brasil). O argentino teve apenas 34% de aproveitamento no Palmeiras.

Pouco depois, em setembro, Dorival Júnior viraria treinador do Palmeiras. Também com a missão de salvar o time do rebaixamento, na qual ele teria sucesso, Dorival conseguiria um empate (Atlético-PR), uma vitória (Criciúma) e uma derrota (Fluminense) nos primeiros jogos, todos pelo Brasileiro. Dorival teria aproveitamento de 38% dos pontos, pouco mais que Gareca.

Em 2015, no Paulista, Oswaldo de Oliveira começaria com o pé direito, com vitória sobre o Audax por 3 a 1. Nas partidas seguintes, duas derrotas, para Ponte Preta e Corinthians. Com 62% de aproveitamento, teve a melhor passagem pela equipe nesse critério.

Por fim, o bicampeão brasileiro Marcelo Oliveira se depararia com uma derrota para o Grêmio em sua estreia, em junho de 2015, mas se recuperaria com sequência de vitórias sobre São Paulo e Chapecoense pelo Brasileiro. Deixou o clube no começo deste mês com 53% de aproveitamento.

Após a derrota para o Red Bull, Cuca prometeu aos torcedores que a equipe ainda brigará por títulos nesta temporada, a despeito do início ruim.

“A gente fez o torcedor triste, mais uma vez. Mas esse mesmo torcedor que ficou triste pode me cobrar: em um campeonato de longo prazo, eu prometo que ele vai lutar para ser campeão”, disse.

“[O time do Palmeiras vai se recuperar] sendo guerreiro, sendo macho. Todo mundo quer jogar no Palmeiras, é bom. Mas tem que ser colhudo para jogar no Palmeiras”, afirmou.

 

Blog com FOLHA DE SÃO PAULO