Campeão olímpico no vôlei de praia, Emanuel Rego se aposenta aos 42 anos
   4 de março de 2016   │     0:02  │  0

Ao lado de Ricardo (à dir), Emanuel levou ouro nos Jogos de 2004, em Atenas

Emanuel Rego agora é ex-jogador de vôlei de praia, depois de anunciar sua aposentadoria. A informação foi dada pelo próprio ex-campeão olímpico, em entrevista à TV Globo.

“Chegou a hora de dizer: ‘eu não jogo mais’. As areias sempre foram o meu lugar de conforto. É muito duro ficar de fora da Olimpíada no nosso país, especialmente pela história que eu construí”, disse o atleta, que se despedirá na próxima etapa do Circuito Mundial da modalidade, o Grand Slam do Rio de Janeiro, entre 8 e 13 de março.

“Ver a extensão do Emanuel em outras pessoas é uma satisfação”, completou, a respeito do seu legado.

Emanuel, paranaense de 42 anos, tem no currículo três medalhas olímpicas: conquistou a de ouro na Atenas-2004 (Grécia), a de bronze na Pequim-2008 (China) e a de prata na Londres-2012 (Inglaterra). As duas primeiras foram ao lado de Ricardo, e a última junto com Alison Cerutti.

Em 2004, ofereceu sua medalha de ouro olímpica a Vanderlei Cordeiro de Lima, maratonista prejudicado por espectador na prova em Atenas. Vanderlei agradeceu, emocionado, mas a recusou.

Ele também participou dos Jogos em 1996 e 2000, mas não subiu no pódio. Em 2014, mirando vaga para a Rio-2016, retomou dupla com Ricardo, mas a parceria não ficou entre as duas melhores do Brasil – eles eram os reservas para os Jogos.

As duplas masculinas brasileiras para a Olimpíada em território nacional são Evandro/Pedro Solberg e Alison/Bruno Schmidt.

A reportagem do Jornal Nacional teve declarações emocionadas sobre ele. Sobretudo a de Leila Barros, sua mulher, que o classificou como o Pelé de seu esporte, e disse que ele é a “história do vôlei de praia”.

Leila, com quem teve seu segundo filho, Lukas (o 1º chama-se Mateus), também é ex-jogadora de vôlei e dona de duas medalhas olímpicas de bronze (1996 e 2000).

Além das conquistas nos Jogos, Emanuel soma três títulos do Campeonato Mundial (1999, 2003 e 2011) e é decacampeão do Circuito Mundial.

 

Blog com UOL Esporte