Presidente do COI avisa que a tocha olímpica do Rio será carregada por refugiado em Atenas
   31 de janeiro de 2016   │     0:03  │  0

A chama dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro passará por um acampamento de refugiados em Atenas e um refugiado estará entre os carregadores da tocha, garantiu o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.

A tocha será acessa na cidade grega de Olímpia, em 21 de abril, e viajará 12 dias depois para o Brasil, onde chegará em 3 de maio para um revezamento de três dias por diversas cidades de todas as regiões do país.

A Grécia se tornou a principal porta de entrada na Europa para mais de 1 milhão de refugiados no ano passado, a maior parte deles em fuga da guerra e da perseguição em países como Síria, Iraque e Afeganistão.

“A chama olímpica vai passar por esse acampamento aqui e será exibida aos refugiados”, disse Bach durante visita ao acampamento de Eleonas para refugiados e imigrantes, que abriga principalmente afegãos e iranianos, em Atenas.

“Um dos refugiados será convidado a carregar a tocha.”

O COI já anunciou que atletas de destaque que são refugiados ou não têm um país de origem para representar serão autorizados a competir no Rio sob a bandeira olímpica.

“Queremos chamar a atenção do mundo para os problemas dos refugiados”, disse Bach.

A tocha dos Jogos Olímpicos é tradicionalmente acesa pelos raios de sol por meio de um espelho em uma cerimônia na cidade de Olímpia, no local da Olimpíada anterior, e o primeiro carregador parte de dentro do estádio.

Blog com Jornal do Brasil