Entenda como será o Alagoano-2016 que vai começar no dia 24 de janeiro
   19 de novembro de 2015   │     0:05  │  5

O Conselho Arbitral da Federação Alagoana de Futebol esteve reunido na tarde de ontem no auditório da AMA, e decidiu que o Campeonato Alagoano de 2016, na sua 1ª Divisão, será iniciado no dia 24 de janeiro de 2016, com encerramento programado para o dia 8 de maio.

Entre outras decisões, ficou estabelecido que os clubes terão que apresentar os laudos dos estádios até o dia 05 de janeiro, sem nenhuma possibilidade de prorrogação. O encontro contou com a participação de 10 clubes, incluindo o Murici, apesar de ter anunciado antes, através da sua direção, que não participaria da competição.

O Alagoano-2015 terá sua primeira fase, depois o hexagonal, seguido de semifinais e final. Haverá ainda um quadrangular da permanência. Com relação ao Profut, quatro clubes ainda não entregaram as certidões: CSA, ASA, Murici e CSE.

O prazo para a entrega dos documentos se esgotou no dia de ontem, entretanto, por falta de tempo não apenas para os clubes de Alagoas, mas, de todo o Brasil, a FAF estendeu a data para o dia 30, prazo nacional dado pelo Profut. Na verdade, nem São Paulo, a maior potência financeira do país, conseguiu resolver o problema até o presente momento.

A competição será composta de dois grupos, A e B, por meio das colocações anteriores dos times no Campeonato Alagoano. Grupo A: CRB, ASA, Murici, Santa Rita e Penedense. Grupo B: Coruripe, CSA, CSE, Ipanema e Sete de Setembro.

Por sugestão do representante do CRB as chaves foram divididas por títulos estaduais. Na votação, deu 6 x 4 em favor da proposta alvirrubra. Os clubes jogarão a primeira fase em sistema de ida e volta, com os times do grupo A enfrentando os do grupo B, com cada time fazendo 10 jogos. Se classificam os três primeiros de cada chave, formando um hexagonal.

Com relação ao hexagonal, se classificam quatro equipes para as semifinais, em que o 1º enfrenta o 4º e o 2º encara o 3º colocado do hexagonal. Quem passar vai para a final e disputará o título.

No quesito rebaixamento, haverá um quadrangular de permanência. Neste caso, com jogos de ida e volta, totalizando seis partidas para cada time. O último e o penúltimo nesse quadrangular estarão rebaixados para a Segundona em 2017.

Vale lembrar que Alagoas tem três vagas na Copa do Brasil de 2017. As vagas ficarão com o campeão e vice do Alagoano 2016, e o terceiro lugar. Haverá um sistema de mata-mata nas semifinais, e os eliminados irão realizar um confronto de ida e volta. Neste caso, o vencedor irá se sagrar como terceiro colocado, garantido a vaga na Copa do Brasil.

Com relação ao Campeonato Brasileiro da Série D, como CRB e ASA já possuem divisão nacional, o campeão alagoano de 2016 será o representante do estado nesta competição, em 2016 e 2017, segundo determinação da CBF, objetivando melhorar a organização e planejamento dos clubes e entidades.

Se o título máximo da temporada ficar com CRB ou ASA, o vice-campeão será o dono da vaga na Série D. Havendo uma final com participação de CRB e ASA, a vaga alagoana da Série D será do terceiro colocado, que sairá do confronto direto entre os eliminados nas semifinais.

 

Texto: Arivaldo Maia

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Bruno Souza

    Sinceramente, os 2 cabeças de chaves deveriam ser CRB e ASA ou CORURIPE. Agora CSA, nunca. Que ranking é esse, onde um time que mau disputa entre os primeiros está em cima? Essa foi demais. Bruno Euclides, você está coberto de razão.

  2. Henrique

    Meu estimado Arivaldo Maia! Concordo em parte com o pensamento do Carlos, pois hoje em dia o ranking não é mais elaborado por títulos conquistados no passado, mas sim pelo seu desempenho no presente, mas, como foi uma coisa de última hora dá para aceitar, agora, o presidente do ASA está coberto de razão para ficar chateado.

  3. Carlos Almeida

    Arivaldo, o que eu não entendo sinceramente é porquê o ASA não é cabeça de chave? Agora um time que ganhou o último título ha 9 anos atrás, que não tem série e que nos últimos 8 anos só chagou a uma final ser cabeça de chave, isso é o cúmulo do retrocesso. Se você pegar o RANKING da CBF, o csa fica atrás do CORURIPE. Não se faz mais RANKING pelo passado do clube, se assim fosse o BRASIL sempre seria o primeiro colocado pelo RANKING da FIFA, pois tem 5 títulos. O RANKING agora é ano a ano.

Comments are closed.