Copa América durará 25 dias e desfalcará Brasileiro em sete rodadas
   9 de novembro de 2015   │     0:02  │  0

Edição comemorativa do Centenário rende Copa América em dois anos consecutivos (Foto: Divulgação/Conmebol)
Edição comemorativa do Centenário rende Copa América em dois anos consecutivos (Foto: Divulgação/Conmebol)

Os anos passam, mas os problemas de calendário continuam os mesmos. Durante a realização da edição do Centenário da Copa América, em 2016, os clubes do Brasileirão podem ser desfalcados em até sete rodadas pelas seleções.

A edição extraordinária do torneio acontecerá entre os dias 3 e 26 de junho. Os dez países associados à Conmebol têm vaga garantida, e mais seis representantes da Concacaf completam o torneio. Costa Rica, Jamaica e México já têm vaga garantida, assim como os anfitriões Estados Unidos. As duas últimas vagas serão disputadas em janeiro, nos jogos Panamá x Cubá e Trinidad e Tobago x Haiti.

Em caráter inédito, a competição será em período que compreende da quinta à 11ª rodadas do Brasileirão. A CBF esperava que o torneio começasse no dia 8, como evidenciou no calendário que divulgou em agosto, mas teve os planos frustrados.

Além do período de jogos oficiais, a Seleção Brasileira ainda disputará amistosos uma semana antes da Copa América, o que aumenta os desfalques aos clubes em mais duas rodadas do Nacional.

As dificuldades do calendário de 2016 são amplas porque, além da Copa América, a Seleção Brasileira ainda atua nos Jogos Olímpicos e nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Se algum atleta disputar estas duas competições pelo time canarinho, deixará de atuar em 11 partidas pelo seu clube.

Somando todas as intervenções da Seleção Brasileira no calendário nacional, nada menos do que 20 datas serão prejudicadas por convocações. Em agosto a CBF comemorou a “conquista relevante” de não ter Brasileirão durante as Eliminatórias. Mas a festa é maquiada, porque o campeonato volta no dia seguinte aos compromissos do time canarinho.

 

Blog com Gazeta Esportiva