Ainda dá? Vasco fica com campanha igual ao Flu em 2009 após 32ª rodada
   31 de outubro de 2015   │     0:02  │  0

vasco x grêmio maracanã rodrigo (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)Vasco está há nove jogos invicto, mas vem de quatro empates seguidos (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)

A campanha do Fluminense no Brasileirão de 2009, quando tinha só 1% de chances matemáticas de escapar do rebaixamento e conseguiu o milagre no jogo final do campeonato, vem servindo como um norte para o Vasco. O clube, que na atual temporada também chegou a ser dado como virtual rebaixado com 99% de risco de cair, vinha desde a 27ª rodada com retrospecto melhor no comparativo com o Tricolor há seis anos. Mas após o empate sem gols com o Grêmio, o Cruz-Maltino terminou pela primeira vez durante o returno com desempenho idêntico ao do rival: 30 pontos e ocupando a lanterna da competição.

Ou seja, mesmo para os vascaínos mais pessimistas, ainda há esperança. E a comparação matemática entre as campanhas ainda é favorável: o Cruz-Maltino tem 89% de risco de queda ao lado do Joinville, segundo cálculos do matemático Tristão Garcia. Em 2009, o Fluminense tinha a essa altura do campeonato 93% de chances de ser rebaixado, mesmo número do Sport, de acordo com o também matemático Oswald de Souza. Na época, o Tricolor estava a cinco pontos do Botafogo, primeiro fora do Z-4, enquanto o time de Jorginho está a quatro do Avaí.

Porém, os números podem mostrar outra realidade se comparado aos anos anteriores em que o Vasco acabou rebaixado para a Série B do futebol nacional. A campanha atual (7 vitórias, 9 empates e 16 derrotas) é inferior à de 2008, quando a esta altura o clube estava em 19º lugar com 31 pontos (8 vitórias, 7 empates e 17 derrotas), e à de 2013, em que a equipe terminou a 32ª rodada na 17º posição com 36 pontos (9 vitórias, 9 empates e 14 derrotas).

Para escapar da degola, o Fluminense na época contou com cinco vitórias e um empate nos últimos seis jogos. Se repetir esses números, o Vasco chegaria a 46 pontos e se garantiria na Primeira Divisão. Os próximos adversários do Cruz-Maltino serão o próprio rival Tricolor, o Corinthians e o Santos em casa, além do Palmeiras, Joinville e Coritiba fora. Uma coincidência entre as tabelas dos dois times, em 2009 e 2015, é que ambas fecham a última rodada no Couto Pereira. Será que o Campeonato Brasileiro terá um novo milagre em Curitiba?

 

Blog com GloboEsporte