Morre Luciano do Valle, narrador da TV Bandeirantes
   19 de abril de 2014   │     19:06  │  0

Zanone Fraissat / Folhapress  / Aos 70 anos, Luciano do Vale se preparava para a cobertura de mais uma Copa do Mundo

Luciano faleceu enquanto voava na tarde de hoje para mais uma transmissão no microfone da Band, que ele transformou no “Canal do Esporte” nos anos 1980. Foram oito Copas do Mundo na voz dele, que se preparava para o Mundial do Brasil.

Boa parte da cultura esportiva brasileira de hoje deve-se a Luciano. Na lista das modalidades impulsionadas pelo narrador estão vôlei, basquete feminino, futebol feminino e boxe. Foi ele também o responsável por abrir as portas do Brasil à NBA, ao futebol americano e à Fórmula Indy.

Luciano começou a carreira cedo, na Rádio Educadora, em Campinas, sua cidade natal. Logo estava na Rádio Brasil, ainda em Campinas. A primeira aventura em São Paulo foi na Rádio Gazeta, a convite do lendário narrador Pedro Luiz. Em 1968, mudou-se para a Rádio Nacional (atual Globo), ingressando em seguida na televisão.

Seu último trabalho foi no título paulista do Ituano, nos pênaltis, sobre o Santos, há uma semana. Neste domingo narraria a partida entre Atlético-MG e Corinthians, em Uberlândia, pela primeira rodada do Brasileirão. Estava em um voo para a cidade mineira quando passou mal neste sábado, por volta das 16h15m. Ainda foi atendido pelo Corpo de Bombeiros no aeroporto, mas não resistiu.