Bernardinho reclama das mudanças nos sets
   28 de setembro de 2013   │     0:06  │  0

A tendência é ver Bernardinho ainda mais nervoso na próxima temporada

A tendência é ver Bernardinho ainda mais nervoso na próxima temporada

O técnico Bernardinho reclamou das mudanças impostas na pontuação dos sets de vôlei na Superliga 2013/2014. Segundo o treinador, a alteração de 25 para 21 pontos é uma maneira de resumir o tempo dos jogos e que vai confundir o trabalho dos jogadores brasileiros.

“Vamos jogar a Superliga, que tem sets de 21 pontos, logo depois viajamos para jogar o Mundial, com 25 pontos, então voltamos para a Superliga e muda tudo novamente. É claro que isso prejudica a preparação. Isso é culpa da TV que quer jogos mais rápidos. Superliga não é o laboratório para isso, é o principal campeonato de vôlei nacional e não deve ser usado para testes.”, criticou Bernardinho.

Os direitos de transmissão da Superliga de Vôlei, tanto masculina quanto feminina, pertencem à Globo. Embora exiba apenas a final do torneio, a emissora carioca possui parcerias com a Sportv, para transmissão em TV fechada, e Esporte Interativo, para TV aberta.

Como solução para o desejo da televisão, o treinador sugeriu que a mudança poderia ter sido feita no tempo entre o fim de um ponto e o saque seguinte. “Se querem jogos mais curtos, poderiam determinar dez segundos entre um ponto e outro, em vez de 15, isso já mudaria bastante”, completou o técnico.

Bernardinho ainda criticou a inclusão de dois times na Superliga e o calendário repleto de partidas, que, segundo ele, prejudica a qualidade dos jogos e aumenta as chances de contusões. O Unilever, por exemplo, time comandado pelo treinador, poderá disputar até seis campeonatos até a metade do próximo ano.

Bernardinho treina atualmente a equipe feminina da Unilever e a seleção masculina de vôlei, comandada por ele desde 2001. Ao longo de 20 anos de carreira como técnico, o profissional acumula mais de 30 títulos importantes.