Artista e ainda técnico, Joel critica nível do inglês ensinado no Brasil
   20 de setembro de 2013   │     0:01  │  0

Competência do 'Papai Joel' nnão pode ser contestada: campeão repetidas vêzes por F lamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, entre outros clubes

Competência do ‘Papai Joel’ não pode ser contestada: Foi campeão repetidas vêzes por  Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, entre outros clubes

Joel Santana está de bem com a vida. Afastado do futebol desde maio, quando foi demitido do Bahia, vem ganhando a vida como garoto-propaganda. Ideia de uma companhia de produtos de higiene e limpeza que soube explorar o carisma e o vocabulário em “inglês” deste carioca de 64 anos. Mas, para aqueles que se perguntam se os dias de “papai Joel” nos estádios de futebol estão acabados, ele mesmo responde: “não sou artista, sou técnico”.

Apesar de levar na esportiva as brincadeiras com relação ao seu nível na língua inglesa, fruto de uma entrevista concedida quando trabalhava na África do Sul em 2009, ele fez uma crítica à educação do Brasil: “esse é o inglês ensinado nas escolas”.

Santana rebateu também o rótulo de técnico ultrapassado ao afirmar que acompanha futebol “o dia inteiro”. E deixou claro que trocaria toda a fama proporcionada pelas aparições em propagandas pela oportunidade de dirigir uma seleção na Copa do Mundo de 2014 após bater na trave na há quatro anos.

Porque, para Joel, por mais gratificante que seja gravar comerciais, encerrar a vida fazendo o que sabe melhor, como treinador de futebol, é ainda melhor. Mas, acostumado a salvar clubes do rebaixamento, não é qualquer proposta que ele irá aceitar.