Vasco: Tenorio volta ao time, mas ainda longe da melhor forma
   3 de novembro de 2012   │     0:03  │  0

Tenório domina a bola no treino de ontem em São Januário

 

Foram apenas 14 jogos no ano todo. Como ele mesmo diz, quase nada. Mas os  cinco gols, o alto astral, as frases de efeito e a disposição foram suficientes  para fazer de Tenorio uma esperança vascaína de sair do marasmo na reta final de  Brasileiro. O equatoriano voltou a treinar com bola esses dias e vai para o  banco no jogo contra o Sport, amanhã, em São Januário. Mas longe das condições  ideais.

Cumprindo rotina especial desde a última lesão na coxa, o equatoriano aplica  gelo no corpo três vezes na semana após os treinamentos. A crioterapia é  importante para proteger o jogador da inflamação dos músculos depois de novo  período longo em inatividade. No início do ano, o rompimento do tendão de  Aquiles deixou Tenorio afastado do time por cinco meses.

— Tenorio não vai voltar ainda na plenitude. Clinicamente está recuperado,  mas não tem tempo para recondicioná-lo de maneira ideal ainda. Não digo que  aceleramos o processo (de recuperação), mas ele ainda precisa desenvolver outras  valências de ordem física — avisa o fisiologista do Vasco, Daniel Gonçalves.

Jogador de 1,82m e cerca de 80 kg, Tenorio tem explosão como ponte forte — ele  era velocista até realizar primeiros testes em clubes, aos 21 anos. Em jogos,  costuma atingir até 36 km/h, segundo o fisiologista do Vasco, que tem controlado  a participação do atleta de 33 anos nos treinamentos do time. Neste período de  retorno, Tenorio deve jogar apenas um tempo nos jogos, com capacidade menor de  arranque em direção ao gol.