Guia contra a degola: rodada confirmou queda do Atlético-GO
   3 de novembro de 2012   │     0:02  │  0

Lanterna há 12 rodadas, o Atlético-GO, que ocupa o Z-4 desde sua quarta partida no Campeonato Brasileiro, não tem mais chances de evitar a queda para a Série B. Segundo o matemático Oswald de Souza, o time rubro-negro atingiu 100% de risco de rebaixamento após ser goleado pelo Botafogo por 4 a 0. Assim, a cinco jogos do fim da competição, o time goiano confirma o retorno à Segunda Divisão após dois anos seguidos na elite do futebol nacional.

– A chance de o Atlético-GO não ser rebaixado é matematicamente desprezível – explicou Oswald.

Além da força dos números, o Dragão ainda terá duelos difíceis pela frente, diante de Corinthians, Santos, Atlético-MG, Palmeiras e Bahia.

Quem também está com os dois pés praticamente na Série B é o Figueirense. Após o empate sem gols com a Portuguesa, o time viu o risco chegar a 99%.

Em seguida aparece o Sport, que, apesar de abrir a zona perigosa, com 33 pontos, um a mais do que o Palmeiras, tem maior risco de ser rebaixado. De acordo com os cálculos do matemático, que levam em consideração os próximos jogos e combinações de resultados, o time pernambucano aparece com 88%.

A chance de reabaixamento do Palmeiras também é muito grande, mesmo com um jogo sub judice. Considerando a derrota nessa partida, as chances de o Verdão disputar a Série B no ano em que voltará para a Libertadores são de 85%.

A salvação de Sport e Palmeiras pode estar no Bahia. Em 16º lugar com 37 pontos, quatro acima da zona de rebaixamento, o Tricolor aparece com 20% de risco nas contas de Oswald de Souza. O time ainda joga contra Portuguesa e Cruzeiro fora, Ponte Preta e Náutico em casa e fecha o Brasileirão contra o rebaixado Atlético-GO no Serra Dourada.