Nadadora de 62 anos fará quarta tentativa de cruzar o mar de Cuba aos EUA
   19 de agosto de 2012   │     0:02  │  0

Nadadora americana Diana Nyad quer fazer história aos 62 anos

A nadadora americana Diana Nyad, de 62 anos, realizará no dia de hoje sua quarta tentativa de cruzar a nado o mar cheio de tubarões de Cuba aos Estados Unidos, para marcar um recorde pessoal e aproximar os dois países, distanciados por disputas políticas há meio século.

Nyad tentará se converter na primeira pessoa que cruza nadando os 166 km do Estreito da Flórida. O desafio exigirá cerca de 60 horas de esforço contínuo, sem descanso.

A nadadora, que completará 63 anos na quarta-feira, entrará no mar na Marina Hemingway, um clube de iates de Havana, hoje, às 7h (8h de Brasília), pouco depois do amanhecer, segundo antecipou em seu blog, e seguirá até Key West (extremo sul da Flórida).

Nyad, cujo recorde no mar aberto data de 1979, quando nadou 165 km entre Bimini (Bahamas) e Key West, enfrentará mais uma vez as fortes correntes do Golfo do México e os riscos de sofrer desidratação, hipotermia, ataques de asma ou momentos de desorientação. Para financiar a travessia, ela arrecadou fundos de doadores através de seu blog.

Acompanhe pela Rádio Gazeta AM, “No Campo do Arivaldo”, seis boletins destacando informações diferentes sobre o esporte, de segunda à sábado: 08, 11, 14, 17, 17.40 e 21 horas, com o prestígio da Casa das Tintas.