Platini lança ideia de Eurocopa 2020 em todo continente
   1 de julho de 2012   │     0:06  │  0

 

Platini tenta implantar novo conceito para as sedes da Eurocopa

 

O presidente da Uefa, o francês Michel Platini, lançou ontem, um dia antes da final da Eurocopa 2012, entre Itália e Espanha em Kiev, a ideia de que em 2020 o torneio seja disputado em 12 ou 13 cidades de toda a Europa, e não apenas em um ou dois países.

O comitê executivo da Uefa deve anunciar até dezembro ou janeiro de 2013 uma decisão sobre a ideia, que seria uma revolução e coincidiria com os 60 anos da Eurocopa.

A edição de 2016 da Eurocopa, que será disputada por 24 países, terá a França como sede. “Vou fazer um anúncio que vai surpreender. Tenho a ideia de ver a Eurocopa 2020 em toda a Europa. É uma ideia, o comitê executivo recebeu o mandato de refletir sobre esta ideia. Terá reuniões com as confederações e as decisões serão tomadas em dezembro ou janeiro”, afirmou Platini em uma entrevista coletiva na capital da Ucrânia.

“O fato de passar a organizá-la em todo o continente marcaria o 60º aniversário da Eurocopa. Seria em 12 ou 13 cidades de todo o continente. A ideia me agrada muito e a grande maioria do comitê executivo afirma que é uma ideia bonita”, completou.

“Por quê obrigar um país organizador ou dois a construir 10 estádios novos, aeroportos, etc.? Assim, teríamos um estádio por país, por cidade em toda Europa. Seria muito mais simples e menos caro. É uma ideia, não há nada decidido”.

Na mesma entrevista, o presidente da Uefa elogiou a atual edição do torneio. “Polônia e Ucrânia organizaram um torneio excepcional, que ficará na memória. Tem sido um momento único que reúne o público e as multidões”, afirmou Platini.