Neymar e Thiago Silva viram únicos intocáveis de Mano na Seleção
   30 de maio de 2012   │     0:02  │  0

Sob o comando de Mano Menezes, Neymar ganha status de intocável na Seleção Brasileira

Em meio a testes, observações, mudanças táticas e indefinições, dois jogadores conquistaram nestes quase dois anos de Mano Menezes no cargo o status de intocáveis na Seleção Brasileira. Haja o que houver, contra o adversário que for, o zagueiro Thiago Silva e o atacante Neymar, se convocados, têm a escalação garantida. Hoje, contra os Estados Unidos, às 21h (de Brasília), mais uma vez servirão de referência.

Aos 27 anos, Thiago Silva atravessa o auge de sua carreira. Estabilizado no Milan, virou o capitão de Mano Menezes e o líder para a atual geração. Atuou em 19 das 22 partidas, ficando fora apenas dos jogos em que a Seleção ser composta por quem atuava no Brasil, contra a Argentina, e por precaução no último amistoso antes da Copa América, contra a Romênia.

Mais novo, Neymar não exerce o papel de liderança de Thiago Silva, mas tem a camisa 11 garantida a cada jogo de Mano. O atacante jogou nas 16 vezes em que esteve à disposição. Sempre como titular. Perdeu os amistosos contra Ucrânia e Irã por estar afastado por problemas disciplinares, defendia a Sub-20 quando a Seleção principal era derrotada para a França e foi liberado dos jogos contra Egito e Irã para defender o Santos.

Nas demais posições, Mano Menezes promoveu muitas experiência desde que assumiu o cargo. No gol, Victor, Júlio César e Jefferson tiveram seus momentos. Daniel Alves é o titular pela lateral direita, mas chegou a perder a titularidade durante a Copa América. David Luiz virou reserva de Lúcio por um longo tempo e Marcelo apenas se firmou no final do último ano.

A rotatividade é ainda maior no meio-de-campo e no ataque. Paulo Henrique Ganso, apontado como outro símbolo desta geração, esquentou o banco contra Alemanha e Bósnia. Atrapalhado por lesões e falta de ritmo, falhou na tentativa de ser intocável como Neymar e Thiago Silva.