Por emoção, Beckenbauer é contra fim da decisão por pênaltis
   27 de maio de 2012   │     0:08  │  0

Beckenbauer quer a manutenção dos pênaltis nas grandes decisões

Consultado pela Fifa se as decisões por pênalti para apontar um vencedor deveriam ser encerradas, o ex-jogador alemão Franz Beckenbauer afirmou na tarde de ontem que é contra essa ideia e defende a permanência do sistema adotado hoje.

Beckenbauer, que é presidente da força-tarefa da Fifa para desenvolvimento do futebol, disse que o formato garante emoção ao futebol.

“[A decisão por pênaltis] garante emoção a partida e é muito mais atraente do que o lançamento de uma moeda, por exemplo”, disse Beckenbauer ao jornal “Bild”.

Ao responder sobre o assunto, Beckenbauer atendeu indiretamente um pedido de Joseph Blatter, presidente da Fifa, que pediu ao ex-jogador que pensasse em um formato que fosse “mais justo”.

Blatter disse no congresso da Fifa, em Budapeste, na última sexta-feira, que o futebol perde “sua essência” com a decisão por pênaltis. Depois, pelo Twitter, disse que não gostaria de acabar com as penalidades, mas que prefere que os jogos sejam decididos em campo em “11 contra 11”.

Recentemente dois semifinalistas da Taça Libertadores foram definidos nos pênaltis. O Santos eliminou o Vélez Sarsfield, da Argentina, enquanto a Universidad de Chile eliminou o Libertad, do Paraguai.

A final da Copa dos Campeões também foi definida nos pênaltis. O Chelsea derrotou o Bayern de Munique, time de Beckenbauer, após empate por 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação.