Jérôme Valcke vem ao Brasil na quarta para anúncio de tabela da Copa das Confederações
   27 de maio de 2012   │     0:01  │  0

Jérôme Valcke, Aldo Rebelo e Ronaldo irão se encontrar na próxima quarta, no Rio de Janeiro

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, estará no Brasil na próxima semana. O cartola irá participar de um evento no Rio de Janeiro, na quarta-feira (30), em que será anunciada a tabela de jogos da Copa das Confederações, que acontecerá em junho de 2013. Valcke também irá se reunir com membros do COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014), onde será discutida a preparação do Brasil para o Mundial de futebol.

Esta será a primeira visita do secretário-geral após a polêmica que envolveu o cartola e o ministro do esporte, Aldo Rebelo. No início de março, uma declaração de Valcke gerou mal-estar com o governo brasileiro e estremeceu a parceria Fifa-Brasil na condução da organização da Copa de 2014. Na oportunidade, o dirigente francês afirmou que os anfitriões do Mundial precisavam de um “chute no traseiro” para acelerar os preparativos do evento.

Desde janeiro o secretário-geral da Fifa não visita o país. Uma viagem estava marcada para março, mas acabou sendo cancelada em razão da crise fomentada pela polêmica declaração. Neste período, o presidente da Fifa Joseph Blatter visitou duas vezes o país anfitrião do Mundial.  Valcke e Rebelo, porém, já se encontraram e selaram a paz em uma reunião na Suíça, no início deste mês.

A Fifa já teria feito quatro tabelas para a Copa das Confederações, com a possibilidade de realizar o evento em quatro, cinco ou seis sedes. Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ) já estão confirmadas no evento. Há ainda a possibilidade de Salvador (BA) e Recife (PE) serem confirmadas em novembro, a depender do andamento dos preparativos para a Copa nesses municípios.