Contra Santos, Corinthians desafia maldição em “tabu dos invictos”
   27 de maio de 2012   │     0:06  │  0

Jogadores do Corinthians comemorando a vitória contra o Vasco; diante do Santos farão clássico paulista na semi da Libertadores

Corinthians e Santos farão o maior clássico de todos os tempos na edição da Copa Libertadores deste ano, uma vez que as duas equipes alcançaram a fase de semifinal. Pior para o time do Parque São Jorge que, além de encarar o atual campeão e favorito ao título, ainda terá mais uma “maldição” em particular para quebrar pela frente: o tabu dos invictos na competição continental.

Único time sem derrotas na atual edição da Copa Libertadores, o Corinthians – com uma campanha de seis vitórias e quatro empates – encara o Santos com um retrospecto negativo que já dura 25 anos. Isso, porque desde 1987, quando o Peñarol chegou à semifinal após seis jogos sem perder (à época seis times disputavam vaga na final), que uma equipe que alcança as semifinais da competição invicta não consegue levar o título para casa.

De lá para cá, times invictos chegaram às semis em apenas sete oportunidades. Por coincidência, a maioria delas conspira contrária às ambições corintianas deste ano. Quatro dessas equipes foram eliminadas por clubes brasileiros na última fase antes da final: Grêmio (perdeu para o Cruzeiro em 2009), Santos (caiu contra o Grêmio em 2007), América-MEX (sucumbiu contra o São Caetano em 2002) e River Plate (deu adeus contra o Vasco, em 1998).

Duas outras até conseguiram passar pelas semifinais e disputar a decisão, mas não resistiram e perderam para rivais com campanhas inferiores. Foi o caso do próprio Santos, que foi derrotado pelo Boca na final de 2003, e também do São Paulo, que perdeu a chance de se sagrar tricampeão ao sofrer revés diante do Vélez Sársfield, em 1994. A outra delas foi o Atlético Nacional, eliminado pelo Olimpia na semi de 1990.

Corinthians e Santos irão se enfrentar nos dias 13 e 20 de junho, em locais ainda indefinidos. A expectativa é que sejam confirmados os Estádios da Vila Belmiro, para o duelo de ida com mando santista, e Pacaembu, para o confronto de volta com mando corintiano. Quem se classificar terá pela frente o clube que sair vencedor do embate envolvendo Boca Juniors e Universidad de Chile.