Guga é indicado ao Hall da Fama do tênis mundial
   9 de setembro de 2011   │     0:08  │  0

Guga beija o troféu do tricampeonato em Roland Garros, em 2001

Maior tenista brasileiro de todos os tempos, Gustavo Kuerten é um dos indicados para fazer parte do Hall da Fama do tênis mundial. Ao lado da norte-americana Jennifer Capriati e do russo Yevgeny Kafelnikov, um dos seus principais rivais, Guga poderá ser confirmado na classe de 2012 se for aprovado por 75% da imprensa internacional, em votação que acontecerá em janeiro do próximo ano.

Caso seja confirmado, Gustavo Kuerten vai figurar ao lado de nomes como John McEnroe, Bjorn Borg, Pete Sampras, entre outros. Em 2011, o norte-americano Andre Agassi foi um dos que adentraram neste seleto grupo. A única representante brasileira no Hall da Fama até o momento é Maria Esther Bueno, dona de 18 títulos de Grand Slam. 

Para ser indicado, o tenista precisa “alcançar um patamar distinto de competitividade em nível internacional”, além de “apresentar integridade, esportividade e caráter”, e não conquistar nenhum resultado significante nos últimos cinco anos. O brasileiro se aposentou há apenas três anos, mas já não vinha competindo em alto nível em suas últimas temporadas por conta de uma lesão crônica no quadril. 

Guga conquistou um total de 20 títulos em simples, além de oito de duplas, ao longo de sua carreira profissional, iniciada em 1995. Ao todo foram 358 vitórias contra 191 derrotas em jogos de simples. No final do ano 2000, ele alcançou o primeiro lugar do ranking da ATP, permanecendo no topo por 43 semanas.