Fifa chama Zico de ‘gênio da seleção’
   4 de março de 2010   │     0:30  │  0

FIFA EXALTA O GRANDE ZICO
FIFA EXALTA O GRANDE ZICO

Desempregado desde que foi demitido do Olympiacos, em janeiro, e sem perspectiva de ir à África do Sul disputar o seu sexto Mundial (esteve em 1978, 82 e 86 como jogador, em 1998 como coordenador, e em 2006 como treinador do Japão), Zico passa longe de ser um personagem ignorado quando o assunto é Copa do Mundo. Mesmo sem ter sido campeão mundial com a camisa do Brasil, o Galinho foi chamado de “gênio da seleção e rei do Mengão” em entrevista publicada no site da Fifa.

A reportagem cita o pênalti perdido contra a França nas quartas de final de 86, mas ressalta que o camisa 10, fora de forma pela grave lesão no joelho direito, ‘conseguiu controlar os nervos’ na disputa por pênaltis na mesma partida. O site lembra que a melhor colocação de Zico como jogador em uma Copa foi o terceiro lugar em 1978, mas frisa que nada supera seu desempenho em 1982, quando foi o principal nome de uma geração que encantou o mundo. Naquela edição, Zico fez quatro gols. A derrota por 3 a 2 para a Itália acabou com o sonho do Brasil, que ainda tinha Júnior, Leandro, Falcão e Sócrates.

– É sempre importante deixar um legado. Mas o que importa para um profissional é o título. Fico feliz por ter feito parte de um time como aquele, pessoas em todos os lugares se lembram de nós. Mas ficaria mais feliz se tivéssemos vencido – lamenta o eterno ídolo rubro-negro.

Tags:,