Daiane dos Santos escapa de punição máxima e é suspensa por cinco meses
   30 de janeiro de 2010   │     0:02  │  0

DAIANE ACHOU JUSTA SUA PENA
DAIANE ACHOU JUSTA SUA PENA

A ginasta Daiane dos Santos foi suspensa por cinco meses pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), em decisão tomada pela comissão disciplinar com relação ao procedimento para investigar o resultado do exame antidoping feito em 2 de julho. Na ocasião, a campeã mundial do solo em 2003 testou positivo para o uso de furosemida, e ela poderia pegar até dois anos de suspensão. A punição passa a contar a partir do dia 27 de janeiro deste ano.

A atleta, que soube da decisão antes da divulgação para imprensa, ainda pode recorrer da decisão. Daiane concedeu uma coletiva de imprensa no Pinheiros, afirmando que sua pena foi justa. 
 

Em meados de dezembro, a ginasta fez questão de ir até Lausanne, na Suíça, para dar suas explicações sobre o caso. O painel formado pelo tunisiano Rached Gharbi, pela portuguesa Margarida Dias Ferreira e pelo suíço Paul Engelmanno considerou seu depoimento transparente e construtivo.

Em entrevista coletiva concedida em novembro, ela confessou ter tomado a furosemida para auxiliar num tratamento estético feito com uma biomédica, que visava reduzir gordura localizada. Daiane também admitiu ter sido desatenta, mas que não esperava estar elegível para os testes já que estava voltando a treinar aos poucos e não podia competir.

Nos últimos meses, apoiada pela família e companheiros de seleção, Daiane se dedicou ao tratamento de fisioterapia e retomava, aos poucos, o treinamento, disposta a seguir com seu plano de encerrar a carreira somente após a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Tags: