Polêmica no Mineirão tem repercussão internacional
   25 de junho de 2009   │     14:26  │  0

A suposta ofensa racista do atacante Maxi López, do Grêmio, ao volante Elicarlos, do Cruzeiro, na partida de ida da semifinal da Copa Libertadores, ontem, no Mineirão, teve repercussão internacional.

Confira o que dizem os jornais estrangeiros nesta quinta-feira:

“Olé” (Argentina)

A publicação registra o episódio envolvendo o argentino Maxi López e também relembra o caso entre o atacante Grafite e o também argentino Desábato, em 2005, quando o brasileiro foi chamado de macaco pelo jogador do Estudiantes de La Plata.

“Macaco quer dizer mono (macaco em espanhol) ou primata e, no Brasil, não é precisamente um elogio. E foi isso que teria dito o argentino Maxi López ao volante do Cruzeiro Elicarlos em uma discussão depois que o jogador, ex-River Plate, cometeu uma falta no cruzeirense Wagner. Ao fim da partida, Maxi foi levado à delegacia para prestar depoimento.”

“Esta situação recorda o caso similar do zagueiro do Estudiantes, Leandro Desábato, em 2005, quando foi detido por discriminar o atacante Grafite em uma partida da primeira fase da Copa Libertadores no Morumbi.”

“AS” (Espanha)

O jornal espanhol segue a linha do “Olé”, conta como a confusão entre Maxi e Elicarlos ocorreu e também relembra o episódio envolvendo Grafite e Desábato.

“O atacante argentino do Grêmio, Maxi López, ex-Barcelona e Mallorca, foi acusado de comentários racistas (…) segundo denúncia depois da partida de Elicarlos, volante do Cruzeiro. (…) Elicarlos, que é negro, e Maxi tiveram uma discussão em campo que contou com a participação de outros jogadores do Cruzeiro. (…) Em 2005, o zagueiro Leandro Desabato passou quarenta horas preso no Brasil por ter, supostamente, insultado Grafite com palavras racistas.”