Campeão em seis categorias, De la Hoya anuncia a aposentadoria
   15 de abril de 2009   │     0:16  │  0

75554000delaroya.jpg

Imagem rara na carreira de De la Hoya: abatido, machucado e triste, desistiu da última luta no 8º assalto

Como era aguardado, o norte-americano Oscar de la Hoya anunciou ontem sua aposentadoria definitiva dos ringues. Durante uma coletiva de imprensa realizada em Los Angeles, o ex-campeão mundial afirmou que não subirá mais ao ringue, permanecendo apenas com a função de empresário, que vinha exercendo simultaneamente.

De la Hoya, um dos lutadores mais carismáticos dos Estados Unidos e também voltado à comunidade hispânica no país pela origem mexicana, ficou conhecido como “Golden Boy” (Garoto de Ouro) pela sua primeira grande conquista no boxe, com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.

Como profissional, sua carreira seguiu com o mesmo brilho. De la Hoya conquistou dez cinturões mundiais, por seis categorias diferentes de peso, sendo considerado em seu auge o melhor pugilista entre todas as divisões da modalidade.

“Esta era uma decisão que eu já estava pensando, imaginando se eu poderia fazer isso mais uma vez”, afirmou De la Hoya, durante o anúncio. “Saber que você nunca competirá novamente é uma decisão dura, mas agora eu estou olhando para o futuro do boxe. Quando percebi que não podia mais competir no mesmo nível, cheguei à conclusão de que deveria parar.”

Aos 36 anos, o veterano norte-americano escolheu o Staples Center, em sua cidade natal, para anunciar o fim da carreira, encerrada com derrota. “O boxe é minha paixão, é o que nasci para fazer”, afirmou um emocionado De la Hoya. “Não é justo para mim e nem para os meus fãs continuar lutando se não tenho mais condições.”

Em seu último combate, há quatro meses, De la Hoya tentou a sorte contra o filipino Manny Pacquiao, considerado melhor lutador da atualidade, e não teve sucesso: deixou o combate no oitavo assalto. Segundo o ex-lutador, foi com esta derrota que ele percebeu que não poderia continuar.

Tags:,