Fifa exige investigação sobre tragédia em estádio de Abidjan
   31 de março de 2009   │     6:12  │  0

A Fifa determinou uma investigação sobre o tumulto que matou pelo menos 19 pessoas e feriu outras 132 antes da partida entre Costa do Marfim e Malauí, pelas eliminatórias africanas para a Copa de 2010, no domingo.

Em uma breve nota divulgada ontem, a Fifa diz ter exigido um relatório completo da Federação Marfinense de Futebol e das autoridades locais, a fim de “estabelecer a sequência de eventos que aconteceram fora do estádio antes da partida”.

“Uma vez que este relatório tiver sido recebido, a Fifa estará em condições de fazer novos comentários, assim como continuar nossos esforços para garantir que tais circunstâncias não aconteçam novamente.”

O tumulto ocorreu por causa da queda de parte de um muro, quando torcedores sem ingresso tentavam invadir os portões do estádio Houphouet-Boigny, com capacidade para 45 mil pessoas, em Abidjan.

O governo marfinense anunciou a realização de uma reunião de emergência para “descobrir exatamente quem é o responsável pela origem deste drama”, segundo o porta-voz governamental Sindou Meite.

Apesar de a Fifa ter prometido que obrigaria a melhorias nos estádios de toda a África, esse foi o segundo incidente grave nas atuais eliminatórias no continente. Em junho, oito pessoas morreram pisoteadas num estádio superlotado de Monróvia (Libéria), na partida do time da casa contra Gâmbia.

Tags: