Rio sedia encontro de escolas de arbitragem
   24 de março de 2009   │     5:50  │  0

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) realizou, por meio de sua escola de arbitragem (EAFERJ), o primeiro encontro nacional de escolas de arbitragem nos dias 20, 21 e 22 de março, em um hotel carioca.

Durante os três dias, dirigentes das federações do Acre, Alagoas (Hércules Martins representou os alagoanos), Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo, trocaram experiências e estudaram a possibilidade de unificar os seus currículos, como já acontece com Rio, São Paulo e Minas.

A iniciativa da FERJ propõe padronizar a formação dos árbitros, aprimorar esses profissionais e valorizar a arbitragem regional das federações fora do eixo de maior visibilidade nacional.

– Este encontro é um marco para o futebol brasileiro. Com ele, esperamos melhorar cada vez mais a arbitragem do futebol nacional. Espero que este evento se torne uma constante em nossas atividades – disse o Presidente da FERJ, Rubens Lopes, escolhido como patrono do próximo encontro que será realizado em outubro, em local ainda não definido.

Segundo Carlos Elias Pimentel, diretor da Escola de Arbitragem da FERJ, a idéia é que no segundo encontro já se tenha disciplinas comuns em nível nacional e, a partir de 2010, todas as escolas de arbitragem e federações do Brasil tenham um currículo mínimo para a formação dos seus árbitros.