Hermafrodita causa polêmica no tênis
   21 de março de 2009   │     0:03  │  0

4033333sarah.jpg

Ao lado do ganhador masculino, Sarah impressiona pelo saque forte, característico do tênis praticado pelos homens

A tenista alemã Sarah Gronert (619ª do ranking mundial), de 22 anos, levantou uma polêmica no circuito do tênis feminino. Ela nasceu com órgãos genitais feminino e masculino, mas decidiu jogar o circuito feminino, o que levou tenistas e treinadores a questionar a WTA sobre uma possível proibição para Gronert disputar torneios da entidade, que cuida do tênis profissional feminino.

Os comentários são de que Sarah tem um saque muito forte, mais característico do tênis masculino. Em 2006, ela esteve prestes a abandonar o tênis devido ao questionamento se deveria jogar entre homens ou mulheres, até passar por uma intervenção cirúrgica e ser legalmente e clinicamente uma mulher, com autorização da WTA para jogar.

A tenista sofre com o preconceito de torcedores, inclusive chegou a ter sua página no site Wikipedia excluída por usuários.

– Isto não é uma mulher, é um homem. Ela não tem a força e nem a técnica de uma mulher. Saca como um homem. Isto é muito estranho – ataca Tzoref Schlomo, treinador da israelense Julia Glushko (325ª).

Nesta temporada, a alemã venceu os torneios de Raanana (ISR) e Kaarst (ALE), o que faz analistas acreditarem que Gronert pode chegar entre as 50 melhores tenistas do mundo.

– Quando ouvi a sua história, eu estava em choque. Não sei se é justo que ela possa competir ou não. Ela tem uma vantagem, mas se é isso que a WTA decidiu, eles provavelmente sabem o melhor. Se ela começa a jogar continuamente, dentro de seis meses estará no Top 50 – comenta Schlomo.

Tags:,