Crise mundial obriga CBF a fazer mudanças nas Séries C e D
   18 de março de 2009   │     0:11  │  0

43333333crisenabola.jpg

A crise financeira mundial já atingiu a maior parte dos segmentos esportivos no mundo, e no Brasil não é diferente. A mais recente notícia surgiu ontem, dia 17 de março, e traz mudanças significativas para diversos clubes brasileiros, e ao menos a decisão visa ajudar economicamente. A CBF, em oficio destinado aos Presidentes das Federações Estaduais, comunicou a mudança nas fórmulas de disputa dos Campeonatos Brasileiros das Séries C e D, esta última recém-criada.

De acordo com a entidade que administra o futebol nacional, o propósito de tal mudança é realizar campeonatos mais curtos e com custos bem menores, viabilizando assim despesas proporcionalmente mais baixas para os clubes participantes das duas disputas.

Na Terceira Divisão nacional, agora serão quatro grupos de cinco clubes cada, ao invés de dois grupos de dez times. A definição foi feita levando-se em conta a região de cada clube. Duas equipes se classificam em cada chave. A disputa segue de forma eliminatória (8/4/2 clubes) até que se conheça o campeão. Os quatro semifinalistas estarão automaticamente classificados para a Série B do próximo ano.

Alagoas fará parte do Grupo B:

– ASA/AL
– CRB/AL
– Confiança/SE
– Icasa/CE
– Salgueiro/PE

Na Série D serão agora dez grupos de quatro clubes cada, enquanto anteriormente eram oito grupos de cinco times. A definição das chaves também se dará de forma regional, e em cada grupo passarão duas equipes para a próxima fase. Daí em diante, a disputa se dará de forma eliminatória (20/10/8/4/2 clubes), até que surja o campeão. Assim como na Série C, os semifinalistas também subirão de divisão. Os grupos serão definidos assim que os estaduais terminarem. As datas de início das duas competições estão mantidas.

Tags:,