Alagoano surpreende na Meia Maratona de São Paulo
   9 de março de 2009   │     0:12  │  0

7776677888corredor.jpgSem o número elevado de quenianos que habitualmente disputam as provas brasileiras, a Meia Maratona foi palco para surpresas na prova masculina. O alagoano Damião Ancelmo de Souza, de 29 anos,(foto) saiu do segundo pelotão, ao lado do irmão gêmeo Cosme, para liderar e vencer a corrida paulistana em 1h05m18s.

– Esta foi a prova da minha vida. Fiz uma corrida tática e me dei bem – afirmou o atleta que alcançou o melhor resultado de sua carreira.

Na segunda posição, Paulo Roberto de Almeida Paula, que também corre com o irmão Luiz Fernando, completou a corrida dois segundos depois do vencedor Damião.

– Foi uma prova difícil, com muitas subidas, descidas e curvas. Isso só valoriza o resultado – disse o atleta de 30 anos.

Franck Caldeira, um dos favoritos para ganhar a prova, completou o pódio e admitiu ter sentido falta de ritmo durante a prova.

– A minha última prova foi a Corrida de Reis, em janeiro, e não consegui acompanhar os líderes no final. O novo percurso realmente é muito duro e exigente – disse Caldeira, que neste ano vai priorizar as provas mais curtas.

O queniano Joseph Kibiwott Negetich desistiu da prova ao sofrer uma queda no meio do percurso, em que machucou o braço e precisou ser enfaixado.

A prova feminina foi dominada pelas africanas. A queniana Angelina Mutuka venceu a corrida em 1h14m14s, após ter chegado ao Brasil apenas a dois dias da Meia Maratona, o que não colaborou para uma boa preparação.

– O clima estava um pouco quente e úmido, mas achei o percurso plano. O meu objetivo era mesmo a vitória e fico feliz por alcançá-lo – disse Angelina.

O pódio feminino ainda foi completado pela queniana Milka Kipkeror e a tanzaniana Sara Ramadhani. A melhor brasileira na prova foi Luzia de Souza Pinto, quarta colocada.

– Não tinha nenhuma expectativa de pódio por causa das fortes atletas inscritas e depois senti uma fisgada na coxa no último quilômetro. Só cheguei em quarto lugar porque havia aberto uma boa vantagem – afirmou Luzia. Confira a classificação da 3ª Meia Maratona de São Paulo

Tags:,