CSA e CRB ausentes da decisão do primeiro turno. Os tempos mudaram?
   24 de fevereiro de 2009   │     6:57  │  0

A decisão do primeiro turno do Alagoano-2009 vai começar nesta quinta-feira, após o carnaval, sem contar com a participação dos dois maiores clubes do nosso futebol, sem nenhuma ofensa aos classificados que foram qualificados com competência indiscutível. Não é possível negar a grandeza do ASA, por exemplo, campeão várias vezes, dono de um torcida maravilhosa e de uma estrutura que ganha corpo a cada temporada. O mesmo acontece com o Corinthians-AL, clube modelar em Alagoas, sem esquecer Murici e Ipanema, que também lutam por um lugar de destaque.

 

Porém, nenhum dos citados conseguiu atingir o número de títulos conquistados por CSA e CRB, os maiores clubes de Alagoas. O CSA foi finalista várias vezes de competições nacionais, além do vice internacional da Conmebol, enquanto que o CRB teve uma longa participação no Campeonato Brasileiro da Série B, se constituindo hoje no mais conhecido clube do nosso futebol em termos de Brasil. Por essas e outras não há justificativa para ausências tão importantes em qualquer decisão que aconteça na terrinha.

 

Os maiores vencedores de títulos em Alagoas, entretanto, já não mostram a mesma força. Mergulhados em dívidas e com sérios problemas administrativos, CSA e CRB não fazem mais a diferença de antes. Historicamente, disputavam o Campeonato Alagoano como grandes favoritos. Disputavam, não disputam mais. Seus torcedores sabem disso e demonstram preocupação. Ter uma torcida – a maior de Alagoas – como o CSA, é privilégio de poucos clubes. O mesmo ocorre com o CRB, também abençoado por uma nação fascinante.

 

Pode até ocorrer uma recuperação do CSA ou CRB no segundo turno. O final do nosso campeonato poderá mostrar um ou outro como campeão, mas, nunca como em outras jornadas, quando apareciam com times fortes e extremamente competitivos. A geração mais nova de torcedores azulinos e alvi-rubros não sabe o que é um clássico de verdade no Rei Pelé. O maior espetáculo esportivo produzido em Alagoas, faz tempo que não acontece com sua qualidade tradicional. Os tempos mudaram!