Acupuntura, ‘choques’ e novos métodos aceleram volta de Ronaldo
   21 de fevereiro de 2009   │     6:49  │  0

00000099999ronaldo.jpg

Ronaldo está “quase” pronto para voltar

Corridas, musculação, treinos técnicos, físicos… Todas essas etapas na recuperação de Ronaldo já foram acompanhadas por todos. Mas o processo de reabilitação do atacante do Corinthians foi muito mais além. Métodos diversificados o ajudaram. De acupuntura a pequenos “choques”, passando por ganchos e massagens, o jogador foi (e ainda é) submetido a diferentes estímulos para agilizar sua volta aos gramados. Deu certo.Um ano depois de passar por cirurgia devido ao rompimento do tendão do joelho, ele está apto novamente a jogar futebol.

“Em 2000 ele levou um ano e sete meses para voltar aos gramados. Hoje, um ano depois, o Ronaldo está pronto. Parece que a recuperação foi lenta, mas na verdade ganhamos seis meses. Isso se deve bastante à evolução conceitual da fisioterapia”, compara Bruno Mazziotti, fisioterapeuta do Corinthians e que acompanha o camisa 9 desde os tempos de Real Madrid.

Os métodos mais usados na recuperação de Ronaldo foram a eletroterapia e a acupuntura. No primeiro caso, a região do joelho operado era submetida a pequenas correntes elétricas diariamente. Eram 7h, 8h de tratamento. “Eu fazia isso até com o Ronaldo dormindo. Teve passagens engraçadas dele acordando e reclamando: ‘já está aí de novo?'”, recorda.

Tags:,